Cerca de trinta etnias indígenas de todo o país participam do IX Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas – ELESI, realizado pelo IFBA Campus Porto Seguro. O evento começou segunda, 22, e segue até a próxima sexta-feira, 26. Em palestras, debates, mesas-redondas, oficinas e mini cursos, a temática educacional indígena é assunto principal.
Para o coordenador geral do IX ELESI, professor da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA Campus Porto Seguro, Francisco Costa, a realização do evento tem por objetivo ampliar o acesso dos povos indígenas aos meios formais de transmissão de conhecimento, como as escolas regulares. “O que a gente está mostrando aqui é o compromisso do Instituto Federal com as discussões sociais que,acreditamos, irão melhorar a nossa sociedade, melhorar a condição dos indígenas em relação aos demais brasileiros”, completa.
Durante a conferência de abertura, a linguista da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Ruth Monserrat, falou sobre a importância de estudiosos e representantes dos povos encontrarem meios para inserir o índio no sistema educacional formal sem, no entanto, desprezar a importância das línguas e culturas inerentes a cada povo, o que, segundo a linguista, já tem ocorrido no estado da Bahia: “No caso da Bahia, a escola, paradoxalmente, está contribuindo para salvar as línguas e as culturas, ao contrário de muitos locais do país onde isso não está ocorrendo”.
Ao todo, o IX ELESI reúne cerca de trezentos participantes. Todas as atividades programadas estão no site oficial do evento www.ixelesi.org.
Para outras informações e agendamento de entrevistas, entre em contato com o coordenador do IX ELESI, professor da Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA Porto Seguro, Francisco Costa: francisco@ifba.edu.br / 73 – 9127-7519.
Fonte: Ascom do IFBA de Porto Seguro