O Instituto Sociocultural Brasil Chama África (ISBCA), em parceria com a Associação de Mães Educadoras (AME), vai realizar a 1ª Marcha das Mulheres Negras de Porto Seguro amanhã (07) às 14h, na Praça da Caixa d’Água (concentração). O evento visa promover o “empoderamento” das mulheres negras da nossa cidade, segundo os organizadores.
O ISBCA foi fundado no dia 09 de janeiro de 2007, com a intenção de promover a igualdade racial, lutar pelos direitos dos afrodescendentes, acompanhar a elaboração e execução dos programas educacionais, culturais e de direito dos mesmos. Desde sua fundação, vem participando ativamente de todos os movimentos que visem o crescimento da classe.
O Instituto ainda pretende, ao apresentar as ações parte integrante deste projeto, a elevação do nível da consciência social e política da população negra dessas comunidades, dar ciência sobre a pauta do movimento negro e da agenda de inclusão racial e de gênero dos governos federal, estadual e municipal, promover a inserção das mulheres, homens e jovens no processo de resgate, preservação e valorização da sua identidade étnica e ancestralidade esquecida.
Mais informações sobre o evento estão no site: http://www.marchamulheresnegras.wordpress.com/
Confira a programação:
19 de novembro – às 19h
IX – Desfile Beleza Negra- “A mais Bela Chama da Àfrica”-
Local Centro de Cultura de Porto Seguro: Sala Principal
Ingresso: Entrada Franca
Linguagem – Dança Afro e Musica Afrol
Realização – Instituto Sociocultural Brasil Chama África
Sinopse – O instituto Sociocultural Brasil Chama África, desde 2007, organiza o desfile da Beleza Negra, no Espaço Cultural. Essa parceria já rendeu exposição de fotos que circulou em diversos espaços em Salvador. Com essa ação, o Instituto eleva autoestima dos jovens negros do município de Porto Seguro.
20 de novembro – Das 10h às 17h e de 19h às 22H
Projeto: Kizomba- resistência de um Povo
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro – Sala Principal
Ingresso: Entrada franca
Linguagem – Dança, música, gastronomia, capoeira, oficinas de turbantes, tranças, Cinema Afro
Realização – Instituto Sociocultural Brasil Chama África
Sinopse – O Evento, Kizomba – Resistência de um Povo, e a celebração do Movimento Negro de Porto Seguro, fazem desse encontro uma grande festa para enaltecer o povo negro, em todas as formas de arte. Esse Ano, vem celebrando a mulher negra.
28 de Novembro
I Seminário Étnico da Costa do Descobrimento
Local: SENAC – Salão Principal
Hora: das 8h as 18h
O evento visa construir um diálogo com os terreiros da região e os entes de turismo e cultura.