Porto Seguro: Grupo de moradores se une para realizar um documentário que resgata e promove a memória do Arraial D’Ajuda.

Porto Seguro: Grupo de moradores se une para realizar um documentário que resgata e promove a memória do Arraial D’Ajuda.O objetivo do documentário é registrar parte da memória material e imaterial do Arraial, por meio de imagens, histórias pitorescas e depoimentos de nativos e estrangeiros.

Acontece na próxima terça-feira, 28 de outubro, no auditório do Eco-resort em Arraial D’ajuda o lançamento do Curta-Metragem“ Uma Esquina do Mundo no Sul da Bahia – Brasil”.

O evento reunirá moradores, principais lideranças comunitárias, entidades representativas da sociedade, imprensa e autoridades com o objetivo de mostrar como projetos abraçados pela comunidade podem promover o bem-estar social e gerar prosperidade para todos.

Este documentário foi idealizado por um morador, que aqui chegou há mais de 20 anos. Sua realização aconteceu graças a uma gestão coletiva e colaborativa de 3 profissionais de áudio visual e uma articuladora voluntária, que decidiram realizá-lo em troca apenas da cobertura dos custos operacionais e de uma remuneração mínima pelas inúmeras horas trabalhadas. Os custos mínimos para realização do curta-metragem foram pagos por 9 empreendedores, Que entenderam a importância e o potencial deste projeto 0para a comunidade Arraiana e para Porto Seguro como um todo. Não houve nele previsão de lucro ou resultado financeiro.

A Know how, é um coletivo formado pelos profissionais de audiovisual e articuladores que produziram o documentário. Tem, entre outros objetivos, o propósito de realizar projetos comunitários e colaborativos, que promovam e resgatem a imensa memória material e imaterial do Arraial D’Ajuda e de outros distritos de Porto Seguro.

 

Saiba mais sobre o projeto:

 

Esquina do Mundo no Sul da Bahia – Brasil

Curta-metragem sobre o Arraial D’Ajuda

 

Do que se trata?

De um documentário que mostra um recorte da memória material e imaterial do Arraial D’Ajuda. O roteiro é baseado no fato de que, tal como um caldeirão culinário, a mistura de ingredientes é fator fundamental para se chegar ao ponto e, sendo assim, identifica quais foram os fatores necessários para se chegar ao Arraial D’Ajuda de hoje.

Como qualquer lugarejo a beira-mar, com clima tropical, sol quase o ano todo, este poderia ter sido um lugar como outro qualquer. Mas então qual é o segredo? Que mistura mágica é essa que transformou o Arraial D’Ajuda nesse caldeirão cultural feito de estrangeiros de todos os cantos do mundo, hippies chegados há mais de 30 anos, visionários, out siders dos grandes centros urbanos, índios da etnia pataxó, turistas, investidores, e incluindo também o povo local, que foi receptivo a tudo isso.

Descoberto pelo turismo, Arraial é hoje um destino bastante procurado, que encanta a os que aqui chegam mas que ainda possui muitas histórias e aventuras para serem exploradas. O documentário mostra alguns ingredientesdesta mistura, desvendando porque o Arraial D’Ajuda é diferente dos outros lugares.

 

Quem são os realizadores?

 

Este documentário, que registrou parte da imensa memória material e imaterial do Arraial, foi idealizado por um morador, que aqui chegou há mais de 20 anos. Sua realização aconteceu graças a uma gestão coletiva e colaborativa de 3 profissionais de KNOWHOW, um Coletivo Audiovisual e uma articulador a voluntária, que decidiram realizá-lo em troca apenas da cobertura dos custos operacionais e de uma remuneração mínima pelas inúmeras horas trabalhadas. Não houve nele previsão de lucro ou resultado financeiro.

A equipe de profissionais foi a seguinte:

Idealização, Roteiro e Direção – Kenji Yamakoshi, profissional com ampla experiência na área de audiovisual, idealizador do projeto e morador do Arraial há mais de 20 anos

Fotografia, assistente de direção, edição e finalização – Dario Honorato, jovem profissional e idealista com poucos anos de idade, mas grande potencial criativo.

Fotografia, iluminação e áudio– Roberto Brusacà– italiano, fotógrafo publicitário internacional, morador e apaixonado pelo Arraial.

Articulação: Angélica Cavalheiro, voluntária, moradora e representante da rede SER d’Ajuda, que apóia e articula iniciativas que visam a melhoria das vivências e convivências no Arraial D’Ajuda.

 

Como foi custeado?

 

Os custos mínimos para realização do curta-metragem somaram R$9.000,00 que foi igualmente dividido e pago por 9 empreendedores, que entenderam a importância e o potencial deste projeto para a comunidade Arraiana e para Porto Seguro como um todo.

 

Os realizadores, que permitiram que este sonho saisse do papel, são os seguintes, em ordem alfabética:

 

1. Bruno –Rio Buranhem Navegação

2. Denis – TexMex/Milloca

3. Edu – Barraca Maré

4. Fabrízio – Don Fabrizio

5. Jatobá– Rio Nave

6. Leandro – Portinha

7. Marco–Paraiso Tropical Village

8. Max –Morocha Club

9. Xaxá– Xaxá Grill

 

Qual é o material final?

 

Foram vários dias e horas de captação e tratamento de imagens, elaboração de roteiro e capitação de depoimentos, que geraram um Curta-metragem gravado em Full HD, com duração de 15minutos, com qualidade de cinema.

O material final, que serve para exibição em qualquer mídia, seja tradicional ou digital, poderá ser utilizado, sem custo, em portais de turismo, pelas operadoras, escolas, enfim, tem um potencial inestimável de promoção e preservação da memória do Arraial.

Como reconhecimento de seu apoio, cada patrocinador receberá uma edição especial,personalizada, de 45”onde seu estabelecimento/marca aparece com mais destaque, para ser utilizado em seus sites, promoções,registros de memória do próprio negócio, ou qualquer outra ação institucional.

Mas o material final mais importante e real de um projeto coletivo como este é a prova da força da comunidade na promoção de seu próprio bem-estar social, com prosperidade para todos. Basta apenas boa-vontade e confiança!

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui