Porto Seguro ganha plano de recuperação da Mata Atlântica

A partir de uma parceria entre a prefeitura e a ONG Conservação Internacional, Porto Seguro contará com um importante instrumento de valorização do seu patrimônio ambiental: o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O plano, que faz parte da campanha permanente conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente “Jogue Limpo com nossa Cidade”, inclui um diagnóstico dos remanescentes e as pressões econômicas sobre a mata; elaboração de uma proposta conjunta com as demais entidades envolvidas e um plano de ações para manter a Mata Atlântica preservada e preparada para as mudanças climáticas previstas.

Segundo a gerente de Projetos da Mata Atlântica da Conservação Internacional, Ivana Lamas, esse tipo de plano já foi desenvolvido em 10 municípios do país. “Porto Seguro poderá ser uma cidade modelo. Pela sua importância ambiental, com diversos parques, aldeias e áreas de preservação, poderá ser um exemplo para outros municípios da Bahia e do Brasil”, afirma. Ela lembra que a maneira como são usadas a mata e o continente interfere diretamente nos mares, mangues, recifes de corais e todos os ecossistemas.

O secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, destaca que a atividade turística em Porto Seguro está diretamente ligada ao meio ambiente. “66% do nosso município é preservado por reservas, parques e áreas de conservação. O modelo de turismo de Porto Seguro depende totalmente da preservação ambiental. E o desequilíbrio econômico prejudica o equilíbrio social e ambiental”, alerta. O secretário informa que o diagnóstico para o Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será concluído este ano, mas o trabalho é permanente. “Vamos construir algo coletivo, buscando nosso próprio modelo, que seja legítimo, a partir das nossas peculiaridades”, emenda.

 

Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui