Quando alguém passa mal, algumas pessoas podem não saber o que fazer, ter dúvidas e isso pode levar a uma perda de tempo incalculável. Não foi isso que aconteceu na última segunda-feira (29).
Quando um hóspede do Hotel Shangrilá, em Porto Seguro, apresentou problemas de saúde, os funcionários de lá demonstraram prontidão e esforço de “anjos” para salvarem uma vida. O relato a seguir serve de exemplo e levou a família a enaltecer a nobre atitude.
Maria Célia de Souza, administradora, e seu namorado, Gerson Schwartz, que trabalha como torneiro mecânico, estavam hospedados no Hotel Shangrilá, em Porto Seguro. Eles moram em São Paulo e estavam na Bahia há cerca de cinco dias.
Ériko Raiol e Felipe trabalhavam na recepção do hotel, quando receberam uma chamada do apartamento 248. Maria Célia solicitava ajuda, bastante assustada, pois seu companheiro estava passando mal.
De imediato, a informação foi repassada a outros dois funcionários, Diego Matos, gerente, e Solano, da manutenção. Eles subiram até o quarto e perceberam a gravidade do estado em que Gérson se encontrava, que poderia não esperar até a chegada de uma ambulância.
A equipe do hotel decidiu socorrer e levaram o hóspede para um veículo do hotel.
Enquanto se dirigiam o mais rápido possível até o Hospital Luís Eduardo Magalhães, Ériko ligou para a agência de viagens do casal para que adiasse a data de retorno para São Paulo, que seria na terça.
Já no hospital, situado no bairro Cambolo, enfatizaram o caráter de emergência e passaram Gérson para os cuidados médicos. A atitude foi elogiada pela agilidade crucial em socorrer a vítima.
Gerson teve um acidente vascular cerebral, ou AVC. Ele tem 57 anos e chegou a ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo seu estado clínico controlado.
Hoje, Gérson passa bem. Sua família expressou a gratidão pela prontidão de todos que participaram do socorro. Cada segundo foi determinante.
“O pessoal do hotel foi muito preciso em tomar todas as decisões do que foi feito naquele momento, além de todo atendimento no hospital, desde o porteiro até o diretor médico”, disse Maria Célia.
“Eu e a família queremos realmente agradecer a todos aqui na Bahia. Desde o hotel até o pessoal do hospital, amigos que a gente fez aqui. E não esquecendo que, à frente de tudo isso, está o Pai celestial, que colocou todas essas pessoas em nossas vidas”, concluiu.
Tanto a sua companheira, como suas filhas, devem ficar hospedadas no Hotel Shangrilá até o dia 09. Gérson ainda não pode viajar, mas deve não ficar com qualquer sequela graças ao socorro rápido oferecido no hotel.
O que é AVC?
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Entre os sintomas gerais de um AVC, temos: diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo; alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem; entre outros.
Fique atento! Cada segundo é determinante durante o salvamento de uma pessoa.