Porto Seguro: Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar

Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar. Fotos: Ascom

Foi realizada no dia 13 /01, a última etapa da entrega de frutas, legumes e hortaliças do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), referente a 2019.

A através do programa – resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social, com o Governo Federal – a Prefeitura adquire os alimentos junto aos pequenos agricultores locais e repassa a entidades que realizam trabalho social no município.

Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar

Ao todo, 30 entidades, todas cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social estão sendo beneficiadas pelo PAA.

“Esse programa é muito importante porque além de gerar renda para os agricultores e suas famílias durante todo o ano, também ajuda as entidades que precisam de alimentos para manter suas instituições”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Aliomar Bittencourt, que esteve presente na sede da Associação de Moradores do Tabapiri, onde foi feita a distribuição.

Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar

De acordo com a coordenadora do programa na Seagri, Guida Vieira, apenas 15 municípios na Bahia e dois no Extremo Sul foram contemplados este ano pelo PAA. Para 2020, o Governo Federal estará disponibilizando R$ 300 mil para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar.

Entre os produtos distribuídos estão frutas como banana da prata e da terra, abacaxi e melancia, atém de hortaliças, quiabo, jiló, batata doce, aipim e abóbora.

Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar

Segundo a assessora da Seagri, Carmozina Cruz Neta, Porto Seguro foi um dos municípios contemplados em função da influência da prefeita Cláudia Oliveira nos governos estadual e federal e também pela eficiência na aplicação dos recursos e na prestação de contas.

Para ampliar a participação dos agricultores e atender aos requisitos da legislação, a Secretaria de Agricultura estimula a participação e presta assessoria para a criação e formalização de associações de pequenos agricultores.

Entidades são contempladas com alimentos da agricultura familiar

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui