Foi realizada no dia 13 /01, a última etapa da entrega de frutas, legumes e hortaliças do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), referente a 2019.
A através do programa – resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social, com o Governo Federal – a Prefeitura adquire os alimentos junto aos pequenos agricultores locais e repassa a entidades que realizam trabalho social no município.
Ao todo, 30 entidades, todas cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social estão sendo beneficiadas pelo PAA.
“Esse programa é muito importante porque além de gerar renda para os agricultores e suas famílias durante todo o ano, também ajuda as entidades que precisam de alimentos para manter suas instituições”, lembra o secretário de Meio Ambiente, Aliomar Bittencourt, que esteve presente na sede da Associação de Moradores do Tabapiri, onde foi feita a distribuição.
De acordo com a coordenadora do programa na Seagri, Guida Vieira, apenas 15 municípios na Bahia e dois no Extremo Sul foram contemplados este ano pelo PAA. Para 2020, o Governo Federal estará disponibilizando R$ 300 mil para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar.
Entre os produtos distribuídos estão frutas como banana da prata e da terra, abacaxi e melancia, atém de hortaliças, quiabo, jiló, batata doce, aipim e abóbora.
Segundo a assessora da Seagri, Carmozina Cruz Neta, Porto Seguro foi um dos municípios contemplados em função da influência da prefeita Cláudia Oliveira nos governos estadual e federal e também pela eficiência na aplicação dos recursos e na prestação de contas.
Para ampliar a participação dos agricultores e atender aos requisitos da legislação, a Secretaria de Agricultura estimula a participação e presta assessoria para a criação e formalização de associações de pequenos agricultores.