Porto Seguro é reconhecido pela eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis

Ao todo, a Bahia tem cinco municípios reconhecidos

Porto Seguro é reconhecido pela eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis
Foto: Reprodução/Sesab

Entre os 73 municípios brasileiros que receberam reconhecimento do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis, cinco são da Bahia.

Um deles é Porto Seguro, que recebeu o Selo Prata HIV, junto com Santo Antônio de Jesus. Outros três municípios baianos também foram premiados: Vitória da Conquista, Jequié e Barreiras.

A transmissão vertical é aquela que ocorre da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Para prevenir essa forma de contágio, as gestantes devem realizar o pré-natal completo, com todos os exames e cuidados oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, que conta com recursos para prevenção, diagnóstico e tratamento, como camisinhas, testes rápidos e de laboratório, leite em pó, antibióticos e antirretrovirais.

Critérios

Para receber a certificação de eliminação, os municípios devem ter, no mínimo, 100 mil habitantes e seguir os critérios e etapas definidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis.

Além disso, devem atingir as metas de eliminação baseadas nos indicadores de impacto e de processo.

O Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis nas categorias bronze, prata ou ouro é concedido aos locais que alcançaram indicadores próximos da eliminação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui