Porto Seguro é palco do seminário dramaturgia e contemporaneidade: teatro e teatralidade

Porto Seguro recebe neste domingo, dia 20 de julho. O seminário Dramaturgia e Contemporaneidade Teatro e Teatralidade. O evento tem o objetivo de discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos.

Em sua segunda edição, o seminário em 2013 reuniu na Cidade de ilhéus 35 grupos de Teatro, professores, palestrantes, pesquisadores, produtores, artistas e representantes da Bahia. Nesta segunda edição Valença, Itabuna e Porto Seguro recebem o evento. Em Formato pocket, o seminário está divido em três momentos. O primeiro trará um embasamento teórico com a palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade” do professor Sérgio Farias, doutor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana. No segundo momento, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”. Por fim, o seminário também abrirá espaço para discussão da eleição do Colegiado Setorial de Teatro que acontece este ano.

O seminário reunirá produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia.. O seminário é gratuito e em Porto Seguro possui o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Cia de Teatro Na Arte a Verdade e do Centro de Cultura de Porto Seguro.

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Abertura

14h15/16h00 – Palestra: “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade”

Palestrante: Sérgio Coelho Borges Farias/Salvador

16h15 – Intervalo

16h30 – Apresentação Teatral

17h00/19h00 – Palestra: “O que é mais importante a ideia ou o projeto?”

Palestrante: Pawlo Cidade/Ilhéus

O seminário foi vencedor do prêmio Calendário das Artes, 1ª. Chamada de 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Inscrições e informações podem ser acessadas no blog do evento. www.dramaturgiaecontemporaneidade.blogspot.com

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui