Porto Seguro e Cabrália já dispõem de unidade móvel para segurança na Copa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado, que vão abrigar as delegações da Suíça e da Alemanha durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, já dispõem dos serviços e tecnologia do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), que fará todo o monitoramento das ações policiais no período do Mundial de Futebol.

Nesta sexta-feira (30), o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, apresentou à prefeita Cláudia Oliveira (Porto Seguro) e ao prefeito Jorge Pontes (Cabrália) as funções do veículo, que ficará estacionado nas proximidades do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Também estiveram presentes no encontro o capitão de corveta, Carlos Augusto, representantes do Judiciário local e do Ministério Público.

Serão 30 câmeras instaladas no centro, orla, acessos aos municípios, pontos turísticos e demais áreas mapeadas no plano estratégico para a Copa 2014. Também haverá videomonitoramento nos arredores dos hotéis em que as seleções estarão concentradas, nos centros de treinamento e no Centro de Mídia, local de onde aproximadamente 300 jornalistas irão transmitir os acontecimentos ao vivo para todo o mundo.

Efetivo

Neste período, a frota de veículos da região será reforçada e um helicóptero do Grupamento da Aéreo da PM ficará a disposição para o caso de emergências, que necessitem de deslocamento mais rápido. “Além do investimento em tecnologia, o policiamento daqui já foi reforçado”, disse o secretário.

Segundo ele, o efetivo de aproximadamente 3,6 mil policiais vai atuar na região, garantindo maior tranquilidade a baianos e turistas. O secretário aproveitou a ocasião para agradecer os esforços municipais para a efetivação das ações. Maurício Barbosa garantiu ainda que, em se tratando de segurança, o evento deixará um legado para toda a área.

Outras cidades do extremo sul vão dispor de unidade fixa do CICC, abrigada no Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Porto Seguro, com serviços semelhantes aos da unidade de Salvador, instalada no Parque Tecnológico da Bahia, onde profissionais de segurança e das Forças Armadas atuarão 24 horas por dia durante o Mundial de Futebol, facilitando a comunicação e as ações de forma mais ágil e integrada.

Vistoria

Ao lado do comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Valter Serpa, responsável pelo plano de ações da Copa do Mundo no extremo sul do estado, o secretário percorreu os locais que vão receber as delegações internacionais.

Acompanhado do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência, Márcio Seltz, do comandante-geral da PM, Alfredo Castro, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, ele também visitou o estádio municipal de Porto Seguro, o centro de treinamento e o hotel La Torre, onde a seleção da Suíça ficará hospedada e fará os preparativos.

No turno da tarde, a comitiva seguiu para Santa Cruz Cabrália, onde ficará concentrada a Seleção da Alemanha. Segundo o prefeito Jorge Pontes, já é possível notar as mudanças e os benefícios do evento para a região em relação à segurança pública, mobilidade e infraestrutura do município.

“Acredito que a Copa [do Mundo] deixará muitos resultados para todo o extremo sul, principalmente para Cabrália e Porto Seguro, que estão recebendo atenção especial e este investimento em tecnologia e pessoal”, disse o prefeito.

 

 

 

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui