Porto Seguro: dia da luta antimanicomial é comemorado

Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado segunda feira, 18/05, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, preparou uma série de atividades de saúde para os pacientes, familiares e funcionários da rede de Saúde Mental do município, que  compareceram ao CAPS II, localizado no bairro Cambolo. 

Em uma manhã marcada pela alegria, brincadeiras e entusiasmada interação, os usuários da saúde mental expuseram telas artísticas e artesanatos produzidos por eles, além de apresentarem talentos musicais, a exemplo do jovem Douglas, de 17 anos, autor da composição “Como mudar o mundo”, que emocionou a todos e recebeu merecidos aplausos.

No transcorrer do dia foram ofertados múltiplos serviços e ações de saúde, entre eles: atendimento médico, atualização da caderneta de vacinação, avaliação odontológica por meio da unidade móvel de tratamento bucal, realização de testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, com a distribuição de preservativos e orientações, atendimento clínico e psiquiátrico, avaliação nutricional, palestras educativas, e momentos relevantes de reflexão, com a participação dos pacientes e profissionais psicólogos e terapeutas, que desenvolveram troca de experiências, aprofundando o diálogo no cuidado digno as pessoas que recebem diariamente tratamento no CAPS. 

Atualmente, o município dispõe 6 serviços de referência nessa área, sendo eles, o CAPS II, CAPS AD, CAPS I (infanto-juvenil), Centro de Especialidade de Saúde Mental, Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil contra álcool, crack e outras drogas e o Ambulatório Itinerante que desenvolve ações nos distritos. 

“Temos firmado mobilizações importantes no âmbito da saúde mental e hoje, com certeza, nos reunimos para reiterar os trabalhos bem sucedidos nos centros de atenção psicossocial do município e enfatizamos sobre as formas mais saudáveis de cuidar das pessoas que sofrem com transtornos mentais. Queremos mostrar que isso pode ser feito de forma livre, alegra, humana e não mais enclausurando os pacientes”, pontua a Superintendente de Saúde Mental, Hilda Guimarães. 

A Secretária de Saúde, Edna Alves, prestigiou o evento e relatou a grata satisfação em fazer parte do fortalecimento da saúde mental em Porto Seguro. “Para mim, é grande a alegria de está aqui, participando desta causa nobre, que objetiva fortalecer o debate sobre a reforma psiquiátrica no Brasil”, enfatizou. 

“A nossa luta diária é por um tratamento humanizado, com respeito, carinho e dignidade para os usuários da rede de saúde mental, através de atividades terapêuticas e em ambientes coletivos de interação, sem preconceito e barreiras. Por isso, a importância de realizarmos esta bonita festa para romper com a discriminação, envolvendo a comunidade, para a realidade maior, que é respeitar as diferenças, incluindo-os na sociedade”, disse a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui