Brincando os educadores da Creche/Escola São Sebastião procuram aproximar as crianças ao hábito da leitura e da escrita.
Este ano o foco da Mostra Cultural esta baseada na Literatura Infantil, visando despertar a curiosidade da garotada na sua forma de compreender a contar e recontar os contos e fábulas, levando as crianças ao envolvimento com as emoções e a escrita mesmo não tendo o domínio do código alfabético.
Sabemos que é na Educação Infantil que as crianças desenvolvem a sua parte cognitiva, esse é o momento oportuno para promover o gosto pela leitura na tentativa de formar leitores conscientes.
É importante trabalhar o hábito de lê para aproximar à criança a cultura escrita.
cinco histórias infantis ficaram em destaque para trabalhar de forma lúdica “A arte de contar histórias” nos stands e na peça de teatro:
• Sítio do Pica-pau Amarelo (Silvana E Andreia)
• Chapeuzinho Vermelho (Rannia e Iacina)
• Os Três PorquinhoS (Pricila e Sandra)
• Branca de Neve (Silmare e Ruydalva)
• Rapunzel (Gerusa e Antonia)
Quanto mais o tempo passa temos a certeza que o binômio (cuidar educar) quando compreendido no seu fazer pedagógico, constrói novos saberes.
Priorizamos o aspecto lúdico e as brincadeiras no processo de aprendizagem com o objetivo de tornar as crianças cada vez mais autônomas.
Nas oficinas as professoras junto com as crianças construíram um rico acervo pedagógico, para trabalhar nos espaços temáticos.
Fonte: Verônica Menezes /Ascom da Prefeitura de Porto Seguro