Porto Seguro comemora Dia de Portugal

O dia 10 de junho é especial para o calendário português, pois, nesta data, são comemorados o Dia de Portugal, Dia da Língua Portuguesa e Dia de Camões. Para estreitar os laços com a comunidade portuguesa, Porto Seguro promoveu eventos para marcar a data.

Pela manhã, o Consulado Honorário de Portugal, na Cidade Histórica, realizou o lançamento da Revista Persona, que fez uma edição especial alusiva à participação das mulheres na expansão marítima promovida por Portugal que, levou ao Descobrimento do Brasil. Entre as histórias contadas na publicação, a paixão da índia Inaiá por um português foi destacada.

“Nosso objetivo foi mostrar onde estavam as mulheres e contar a história que não foi contada. Trata-se de um trabalho de resgate que recebeu todo apoio do governo português, sendo que a revista também será lançada dia 6 de julho, em Portugal”, explicou a diretora da revista e embaixatriz portuguesa, Maria Lúcia D’Ávila Pizzolante.

Segundo o cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, Moacyr Andrade, a data é um marco extremamente importante para o povo português. “Atendendo ao pedido do Prefeito Abade, estamos transformando o Consulado em uma forte representação portuguesa na cidade. A ideia é fazer um evento nacional aqui, para celebrar o 10 de junho”, afirmou o cônsul.

Já o Prefeito Abade destacou a satisfação em receber a comunidade portuguesa em Porto Seguro. “Quero agradecer pessoalmente a vinda do comendador João Caldas e dizer que as grandes qualidades do povo brasileiro foram herdadas dos portugueses, como a música, a gastronomia, a dança, a cultura e principalmente, o temperamento de um povo pacífico. Temos orgulho de ter o sangue português”, comentou o Prefeito, convidando uma comitiva portuguesa para comemorar o 22 de abril de 2011, em Porto Seguro.

Para o comendador João Caldas, estar em Porto Seguro nesta data tão importante para Portugal é motivo de orgulho. “Estamos cada vez mais próximos e as relações entre Porto Seguro e Portugal estão se consolidando cada vez mais”, disse o comendador.

Criação da biblioteca

Ainda pela manhã, 50 alunos da escola municipal César Borges doaram livros de literatura para a criação da biblioteca do Consulado Honorário de Portugal. “Quero parabenizar o consulado pela iniciativa e dizer que fazemos parte da campanha para arrecadar livros para a biblioteca, que poderá ser usada por todos”, comentou a superintendente de Educação, Dilza Reis.

De acordo com Moacyr Andrade, os três melhores alunos do colégio César Borges receberão medalhas de honra ao mérito do governo português. “E todos podem usar este espaço para estudo”, afirmou.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Seguro, Osdélio Oliveira, também doou livros para a nova biblioteca da cidade.

Visita às origens

No período da tarde, os visitantes portugueses, acompanhados do Prefeito Abade, do secretário de Turismo, Guto Jones, do presidente da Câmara Municipal, Carlito Martins, e dos vereadores Paulo Onishi, Marcos da Aurora, Nilsão, Dilmo Santiago, Pastor Erivaldo e Roló, participaram de uma visita ao Memorial da Epopeia do Descobrimento, onde fizeram uma viagem pela saga e coragem dos navegadores portugueses.

“É a primeira vez que um Prefeito nos visita e a segunda vez que um secretário municipal conhece nosso trabalho. Quero muito agradecer à presença de todas as autoridades e vereadores”, afirmou o diretor do Memorial, Wilson Cruz.

As autoridades também foram recepcionadas pelos estudantes Amanda e Reginaldo, que interpretaram o índio e o português em seu primeiro encontro. Eles apresentaram a história de forma lúdica e também conduziram a visita a uma oca e à réplica de uma nau.

Fonte: Cyntia Farabotti

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui