Porto Seguro: Com o “Dia da Família na Ciência”, SBPC encerra as atividades da 68ª Reunião Anual neste sábado


Hoje é último dia da Reunião Anual da SBPC de 2016, que neste ano foi realizada no campus Sosígenes Costa da UFSB, em Porto Seguro. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas da comunidade local participe das atividades de divulgação científica que se realizam durante todo o sábado na universidade

alt

Hoje, dia 09 de julho, a SBPC encerra as atividades da 68ª edição da sua Reunião Anual, no campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o “Dia da Família na Ciência”. O evento traz uma programação voltada à interação com a comunidade e atividades que evidenciam como a Ciência está presente no dia a dia das pessoas. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas da comunidade local visite o evento e participe das atrações da SBPC Cultural, da SBPC Jovem e da ExpoT&C, durante todo o sábado, das 9 às 17 horas.

 A ExpoT&C é realizada há mais de 20 anos durante as Reuniões Anuais da SBPC e proporciona espaço para que institutos, agências de pesquisa, universidades e entidades governamentais exponham os resultados de suas pesquisas nas diversas áreas da ciência e tecnologia. Este ano, conta com a presença de 80 organizações – entre elas o Instituto Fiocruz, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (Ibict), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, que realizam apresentações lúdicas de suas pesquisas, desde demonstrações de princípios físicos, animais preservados, mapas interativos e até dinâmicas em grupo.

 A ExpoT&C deste ano recebe ainda a exposição do Centenário da ABC, que mostra a história da associação e as principais descobertas científicas no Brasil desde a sua fundação com painéis interativos e telões. A mostra também já aconteceu em duas outras cidades: no Rio de Janeiro, exposta no Museu do Amanhã, dos dias 3 a 15 de maio, e em Brasília, no Salão Negro do Congresso Nacional, dos dias 18 a 29 de maio.

 No estande da MCTIC, um dos mais populares da exposição, são promovidas rodadas de um quizz interativo com perguntas sobre sustentabilidade, ecologia e ciências em geral. Como um programa de televisão, as perguntas aparecem na tela e, no tempo indicado devem ser respondidas apertando o botão correspondente à alternativa correta.

 Outro estande promovendo a dinâmica de perguntas e respostas é o do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com perguntas sobre tecnologia e inovação a serem respondidas em grupo, com o objetivo de conquistar o maior número de acertos.

 “Eu achei a interatividade muito interessante. E na questão do ensino ela é muito importante, porque você consegue diversificar a forma de ensino, e consegue ter aquela interação entre o aluno, o professor e a tecnologia, completando um ciclo que é muito difícil hoje”, afirma o estudante da UFPI, Wendell Kennedy, de 23 anos, que visita a Reunião Anual da SBPC pela primeira vez. “Para mim, é um mundo totalmente novo”, completou.

 O estande do Museu de Astronomia, Ciência e Afins (Mast) apresenta um experimento utilizando lâmpadas de cores diferentes para demonstrar o efeito utilizado por empresas para tornar objetos mais atrativos. Já para os professores e pesquisadores, o Museu disponibiliza gratuitamente, por meio de um QR Code, materiais de difícil acesso e conteúdo em edições limitadas para download, proporcionando conteúdo de qualidade e dinâmicas criativas para serem utilizadas em sala de aula.

 Já a SBPC Jovem é uma ótima opção para crianças e jovens que buscam interatividade e formas criativas de aprender a ciência por meio de experimentos e demonstrações divertidas. Um dos expositores é o Museu Itinerante Ponto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presente nas reuniões anuais há quatro anos. O Museu diverte o público com figuras do interior do corpo humano, experimentos científicos interativos e, pela primeira vez, uma simulação de um sítio arqueológico na Antártida.

 Outra atração da SBPC Jovem é o estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que disponibiliza uma maquete, videogames e óculos de realidade virtual para que crianças e adolescentes entendam a necessidade de estudar fenômenos como a radioatividade para prevenir acidentes, criar formas mais eficazes de gerar energia e de curar doenças.

 O “Dia da Família na Ciência” conta também com atividades da SBPC Cultural, como apresentações musicais de grupos da região, a Orquestra Musicarte e o desfile do Bloco Carnavalesco “Suvaco do Cabral”. Sábado também é o último dia para visitar a SBPC Indígena, que, além da feira de artesanatos, terá oficinas de jogos indígenas e um painel sobre novas tecnologias, com a participação de representantes da comunidade.

 

Assessoria de Comunicação

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui