Porto Seguro: Capacitação sobre saúde dos adolescentes e jovens é promovida

Em uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), a Prefeitura de Porto Seguro promoveu nos dias 17 e 18/11, no auditório do Ceame, Capacitação sobre Saúde de Adolescentes e Jovens. O evento foi direcionado aos profissionais que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família, representantes do setor Saúde dos municípios que compõem a Base Operacional de Saúde e gestores da área de Educação e Assistência Social.

O objetivo do curso foi oferecer aos profissionais a ampliação dos mecanismos que identifiquem e valorizem as características e habilidades dos adolescentes. Entre as vertentes que foram trabalhadas durante o treinamento, ênfase para o fortalecimento do convívio familiar e a defesa pela participação da juventude, destacando os jovens enquanto pessoas capazes de manifestar contribuição favorável no processo de construção da sociedade.

Para a Diretora do Programa Municipal Saúde do Adolescente e Jovem e Programa Saúde na Escola, Rayanne Silva Benfica, o resultado do treinamento atingiu avanços relevantes. “Obtivemos grandes avanços com a realização da capacitação, a começar pelos relatos e trocas de experiências dos profissionais, que contribuíram na fomentação de planejamentos estratégicos voltados a novas ações e práticas visando o fortalecimento dos serviços de saúde na escola, nas unidades de saúde da família”, afirma.

O treinamento contou com a participação de enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da família, equipes do NASF, profissionais do CRAS e psicólogos, e tem abordado diferentes temáticas, entre elas o panorama geral da situação da saúde dos adolescentes e jovens, organização dos serviços com a perspectiva de levar os adolescentes até a unidade, sexualidade e gravidez na adolescência, além de linhas de cuidado para atenção integral à saúde de crianças e jovens em situação de risco- violência.

“É extremamente relevante assegurar atendimento de saúde qualificado e integral voltado aos jovens e adolescentes. Nosso intuito é ampliar, ainda mais, o trabalho em prol do aperfeiçoamento dos serviços realizados em Porto Seguro. Reconhecemos que a inclusão destes segmentos nesta capacitação contribuem para reforçar o papel dos jovens como agentes participativos e que têm muito a somar em seu convívio com a família, no ambiente escolar e social, favorecendo o desenvolvimento de integração”, esclarece a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.

 

 Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui