Porto Seguro: Campanha contra o Câncer de Mama é lançada na Câmara Municipal

Por Daniel do Valle / O Sollo

3º Porto Seguro Rosa, “uma atitude de peito”, mobiliza a sociedade com ações preventivas, exames gratuitos e orientações sobre o tratamento

A terceira edição do Porto Seguro Rosa, “uma atitude de peito”, é lançada na Câmara de vereadores, através da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da campanha internacional contra o Câncer de Mama. O evento de abertura foi realizado ontem (29), para mobilizar a sociedade com ações preventivas, exames gratuitos e orientações sobre tratamento.

Estiveram presentes representantes do Programa Municipal de Saúde da Mulher, das Unidades de Saúde da Família, do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), vereadores, secretários municipais e a prefeita, Cláudia Oliveira. Por meio de apresentações, palestras e testemunho de pacientes, ficou claro que a doença tem que ser prevenida constantemente e remediada o mais rápido possível, com força de vontade, otimismo e muita fé.

Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura juntamente com o Governo do Estado da Bahia, desenvolverão diversas ações de saúde voltadas às mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, como parte da ampliação das estratégias de rastreamento e diagnóstico preventivo no combate a doença, que em 2014 vitimou no Brasil mais de 13 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Entre as ações deste ano, haverá atuação da carreta móvel, iniciativa difundida pelo Programa do Governo do Estado, que ofertará mais de 200 exames de mamografia por dia, de 02 a 20 de outubro, reforçando as atividades promovidas pela gestão municipal.

Câncer de mama no município

De acordo com a secretária de Saúde, Edna Alves, no primeiro ano do projeto Porto Seguro Rosa foram realizadas cerca de 3.700 mamografias. Já no segundo ano foram mais de 4.200 exames e este ano, até o mês de agosto, os resultados foram ainda mais expressivos, em torno de 5.700 mamografias realizadas.

Com os contínuos esforços em identificar precocemente novos casos de câncer de mama, através do Programa Municipal de Saúde da Mulher, efetivado em todas as Unidades de Saúde da Família, foram diagnosticadas 18 mulheres portadoras da doença. Em todo o município, atualmente 89 pacientes recebem tratamento por meio do SUS.

A grande Caminhada pela Vida, na luta contra o câncer de mama, contará com a presença do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, e será realizada no dia 02 de outubro, às 08h da manhã, com a concentração no Trevo do Cabral. Todos estão convidados a estarem de camisa rosa, fazendo parte integrante dessa história de luta e coragem.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui