Porto Seguro: Baleia Jubarte é enterrada na orla norte

A baleia jubarte, com aproximadamente 10 toneladas, que apareceu morta em frente ao centro de Porto Seguro, sobre os recifes, no dia 12, foi removida no dia seguinte, quarta-feira, durante a maré alta no período da tarde, pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

O veículo que levou a carcaça da baleia para ser enterrada, em cova feita próximo à orla norte da cidade, chamou a atenção de muitas pessoas na cidade, que seguiram em seus carros para ver de perto uma baleia tão grande.

Tão logo os fiscais ambientais tomaram conhecimento da situação, ontem, pela manhã, colocaram-se em prontidão no local, evitando que pessoas mexessem no mamífero. Bem como, contactaram com a ONG Baleia Jubarte, para fazer os registros necessários da ocorrência.

A causa da morte ainda não foi identificada. “A equipe técnica envolvida na ocorrência está empenhada em diagnosticar o motivo”, garante o secretário de Meio Ambiente, acrescentando que a morte parecia ser recente, e que no corpo da baleia havia algumas mordidas parecidas com as de tubarões.

Nesse período do ano é comum o aparecimento de baleias na Costa do Descobrimento. “O motivo é que migram das águas geladas da Antarctica, buscando temperaturas mais quentes para se reproduzirem”, explica a oceanógrafa da Secretaria de Meio Ambiente.


Fonte: Verônica Menezes / Ascom da Pefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui