Uma baleia jubarte foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (12), na orla de Porto Seguro, em frente ao Píer Municipal. Essa é a primeira baleia que encalha na orla da cidade este ano. No ano passado, foram cerca de 90 encalhes, número considerado recorde, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte.
Segundo Daniel Schnitzer, coordenador de área do Projeto Amiga Tartaruga, a estimativa é que o animal tenha morrido entre um e dois dias atrás e que tenha sido levado pela correnteza para a orla de Porto Seguro, onde foi encontrado nesta manhã.
Ainda não é possível identificar a causa da morte, de acordo com Daniel. “Podem ter vários motivos para a morte. Só será possível confirmar após a necrópsia. Estou aguardando a chegada (de funcionários) do Instituto Jubarte para realizarmos o procedimento”, disse Daniel, que estima que o animal tenha cerca de seis toneladas e esteja entre a fase juvenil e adulta.
O encalhe de baleias é comum entre julho e novembro, período em que estes animais migram do Oceano Antártico para o Atlântico para se reproduzirem. A região mais procurada é o litoral sul da Bahia, entre Abrolhos e Porto de Seguro.
Fonte: A Tarde, com informações de Mário Bittencourt