Se depender da Prefeitura de Porto Seguro, os pequenos agricultores do município passarão a ter um significativo incremento na sua renda mensal, a partir do fornecimento de seus produtos para serem utilizados no preparado da merenda escolar. O assunto foi o tema principal da reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, pequenos agricultores e diversas lideranças do setor. O encontro foi realizado terça-feira, 26, no Colégio Municipal.
O secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, explicou que o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) destinará R$ 250 mil para serem investidos na agricultura familiar este ano, sendo que em 2014 serão R$ 350 mil. “Não precisamos comprar produtos de fora. Nós temos mercado consumidor, um grande potencial hídrico e não aproveitamos essas condições favoráveis para produzir frutas, legumes e verduras. Esse é um projeto para sustentação da agricultura familiar”, resumiu o secretário Bittencourt. Ele estimulou o fortalecimento das entidades de classe e anunciou novos planos para o setor. “Nós vamos fazer um Censo Rural, teremos um Ceasa e um frigorífico. Mas para isso precisamos estar fortes e nos organizar”, salientou.
Alimentação saudável
Os objetivos do PNAE e a importância de uma alimentação saudável e de qualidade nas escolas foram temas abordados pela coordenadora do programa Educando com a Horta Escolar, Tatiana Longo, e pela nutricionista da Secretaria de Educação, Rita Pelosi. A presidente do CAE, Irenice Silveira, falou das expectativas do Conselho em relação aos pequenos agricultores. “Esperamos que vocês plantem com diversidade e sem defensivos químicos. Vamos propor um trabalho justo e ético, que seja bom para todos”, enfatizou.
Bittencourt acrescentou que sua secretaria está fazendo visitas em todos os assentamentos e comunidades rurais, informando e estimulando as pessoas a participarem desse programa, através de núcleos, associações e cooperativas. O superintendente da Secretaria de Agricultura, Epaminondas Castro, colocou os técnicos da secretaria à disposição dos agricultores. “A partir do Censo Rural vamos poder dialogar melhor com os agricultores e toda a cadeia produtiva. Vamos regularizar a situação das associações, administrar melhor nossos recursos, traçar novas metas de atuação e arregaçar as mangas para termos sucesso em nossas ações”, estimulou.
Ascom da Prefeitura de Porto Seguro