Porto Seguro adota fumacê no combate ao mosquito Aedes

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro continua implementado ações preventivas e de combate à dengue, chikungunya, zika e febre amarela na região. Para afastar o mosquito Aedes aegypti, duas unidades do carro ‘fumacê’ estarão circulando pelas ruas das comunidades onde há suspeitas de focos do mosquito. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado.

O município de Porto Seguro recebe muitos turistas nesse época do ano, sobretudo do Estado de Minas Gerais, onde foram constatados casos de febre amarela,  por isso o fumacê estará passando prioritariamente nas seguintes localidades: Trancoso, Arraial d’Ajuda, Orla Norte e Centro. Locais me maior circulação de visitantes. O Objetivo é criar um cinturão preventivo.

Segundo a prefeita Cláudia Oliveira, a prefeitura não tem poupado esforços no se refere ao combate ao Aedes aegypti. “Temos realizado  ações de prevenção e combate por toda a cidade, através da Secretaria de Saúde, mas a cooperação da população é indispensável para acabar com os criadouros dos mosquitos. Só o fumacê não resolve”, destacou.

As ações de combate com o fumacê serão entre os dias 4 e 22 de fevereiro, nos horários das 5 às 7h e das 17 às 22h.

 

A Prefeitura de Porto Seguro informa que a medida é estritamente de caráter preventivo. o município não vive surtos da doença e o uso do carro fumacê só é indicado em localidades onde existe alto índice de infestação do aedes aegypti, equivalente a 5%, e transmissão da dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. A fumaça é composta por óleo mineral adicionado de inseticida, que mata os mosquitos adultos. Para ter um melhor aproveitamento, é recomendável que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes. 

 

Secretaria de Saúde

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui