30 jovens moradores do distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, participaram do encerramento do curso de Horticultura, promovido Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Patronal Rural. O evento, realizado dia, 1º, na sede da Ceplac, contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Celso Cipitelli e do secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Aliomar Bittencourt.
Durante o curso, ministrado pela facilitadora do Senar,Taís Cardoso, os alunos, com idade a partir de 16 anos, tiveram acesso a informações sobre ética e cidadania, com aulas teóricas e práticas abordando temas como correção do solo, adubação, agricultura orgânica, reprodução de mudas, transplante, plantio, colheita e comercialização do produto final. “Queríamos que cada um saísse daqui diferente de quando entrou. E felizmente alcançamos esse objetivo”, disse Taís. Emocionada, a estudante Jaíne Cristina agradeceu pela oportunidade. “Aprendi muito e cada coisa que foi falada aqui, vou levar para o resto da minha vida”, salientou.
Segundo a mobilizadora do Senar, Mara Vallacio, os participantes do curso com carga horária de 160 horas, contaram ainda com seguro de vida, lanche, almoço e transporte. “Porto Seguro precisa se voltar não apenas para o turismo, mas também para a agricultura”, afirmou a facilitadora, adiantando que novas vagas serão abertas, em outras áreas de atuação, com o apoio também da Secretaria de Agricultura. “Turismo é bom, mas agricultura é melhor ainda, porque enche a barriga e o bolso da gente”, brincou.
Apoio irrestrito
O presidente do Sindicato Rural, Celso Cipitelli parabenizou os alunos e demais participantes do curso, apostando no sucesso da parceria com a Prefeitura. “A agricultura de Porto Seguro está caminhando a passos largos. Fizemos uma parceria com a Secretaria de Agricultura com o objetivo de trazer mais conhecimento para vocês. Temos a certeza que teremos muitos benefícios para vocês e todo município de Porto Seguro”, apostou.
O secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, assegurou que a Prefeitura irá fazer tudo o que for necessário para manter os jovens nos cursos promovidos pelo Pronatec. “Daqui pra frente vamos oferecer vários cursos para preparar os jovens de Porto Seguro. Vocês têm uma prefeita que vai dar toda a atenção para Vera Cruz e um secretário que vai investir na preparação dos jovens”, enfatizou. Bittencourt disse ainda que as perspectivas são muito boas para a produção agrícola no município. “Até o fim do ano queremos produzir e vender produtos cultivados aqui mesmo, e não vindos de fora”, assinalou.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Porto Seguro