Grandes atrações na Passarela, mudanças no trânsito e na organização são os destaques da festa.
Os preparativos da Prefeitura de Porto Seguro para o Carnaval 2013 estão a todo vapor. Mais de 100 mil pessoas são esperadas em dez dias de festa por todos os cantos da cidade. Passarela do Descobrimento, Corredor Cultural Pacatá, Baianão e Arraial D’Ajuda terão opções de folia para todos os gostos.
Na Passarela do Descobrimento,bandas como Psirico, Netinho, Sorriso Maroto, Parangolé, Araketu, Terra Samba,Babado Novo, É o Tchan e Voa Dois irão arrastar a multidão. Duas atrações foram cedidas pela Bahiatursa, que também cedeu dois trios elétricos para o período de sábado a terça-feira.
“Tivemos pouco tempo para organizar a festa e também passamos por um momento de dificuldades financeiras, mas estamos trabalhando com uma nova proposta de organização, especialmente no trânsito, que será o maior legado deste Carnaval”, afirmou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Luís Otávio Borges.
Para que tudo esteja pronto para a folia, mais de 300 homens estão trabalhando na montagem da estrutura dos camarotes. Também está sendo feita a limpeza e pintura de todo o circuito.
O morador Robson Sacramento Lima está ansioso para o início da festa. “Tivemos bons Carnavais em Porto Seguro, mas a qualidade da festa caiu muito. Agora estamos confiantes na administração da prefeita Cláudia Oliveira, que prometeu ser uma mãezona”, afirmou.
Carnaval gera emprego e renda
O Carnaval de Porto Seguro vai muito além da festa e programação. Para a economia da cidade, a geração de emprego e renda é surpreendente. Ambulantes, comerciantes, hoteleiros, donos de barraca de praia sempre saem ganhando com aumento nas vendas e contratação de mão-de-obra.
O vendedor ambulante de bebidas Leandro Leal de Souza está animado com a possibilidade de vender 250 cocos por dia. Para ele, o Carnaval é uma data muito boa para as vendas. “Acho que este ano ainda vai ser melhor, porque a programação das bandas é muito boa”, comemorou.
A expectativa de melhora nas vendas também é compartilhada pelo vendedor de roupas e camisetas Bruno Fonseca Lopes. “Teremos muito jovens, o que mais vende mesmo nesta época são as camisetas”, falou.
Para a hotelaria, a expectativa é de uma ocupação de 100% dos estabelecimentos, segundo dados da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira).
Mudanças no trânsito
Com o objetivo de minimizar o transtorno no trânsito, durante o Carnaval, os ônibus de turismo acessarão acidade apenas para embarque e desembarque na Avenida 22 de Abril, fazendo o retorno no Banco do Brasil e seguindo para estacionamentos nas proximidades da Cidade Histórica, Rodoviária e BR-367. Durante o Carnaval, não haverá ônibus estacionados e nem circulando dentro da cidade.
Os carros pequenos também não poderão acessar o circuito a partir do Trevo do Cabral e deverão estacionar em pontos próximos à Rodoviária, Trevo do Cabral e Supermercado Porto Sol, no Campinho.
Na Orla Norte, os ônibus de turismo não poderão estacionar no acostamento da BR-367 e serão direcionados para o Cabralião, onde está sendo feita a limpeza do terreno.
Para orientar os turistas e moradores sobre as mudanças no trânsito e informações diversas sobre o Carnaval, 20 guias e monitores de turismo estarão nas ruas a partir de sexta-feira, 8, em uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, Convention Bureau, Aguitur (Associação dos Guias de Turismo) e Senac.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Porto Seguro