Ponto final

“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Sua filha morreu, disseram eles. Não precisa mais incomodar o mestre!” (Marcos 5.35)

Jairo havia buscado socorro em Jesus para a enfermidade de sua filha, lembra-se? Jesus decidiu intervir e foi com ele. Mas, antes de chegarem, a menina morreu. Diante dessa situação, Jesus, Jairo e seus amigos, protagonizam algo importante sobre a fé cristã. Para os amigos de Jairo era o ponto final. Talvez inspirados pelo próprio rei Davi, que lutou e orou por seu filho até que morreu. Diante da morte, entendeu que era o fim (2 Sm 12). Jairo talvez estivesse ali dividido entre a dureza da morte e a presença de Jesus. O segredo da situação estava com Jesus. A questão não era a situação ou a condição da menina, mas os propósitos divinos.

“Não tenha medo; tão somente creia”, foi o que Jesus disse a Jairo. Jesus não estava indo com Jairo à sua casa porque a menina ainda estava viva, mas porque havia um propósito divino. Jairo deveria manter a fé. A fé cristã sempre relaciona-se e depende de propósitos divinos. Ela não é um fim em si mesma. Por isso é uma fé que sempre produz vida e liberdade. A fé que se orienta apenas pelo anseio de realizar desejos e sonhos, é fonte de escravidão e frustração. Inclusive porque muitos males em nossa vida resultam da realização de nossos desejos. Mas Deus sempre tem para conosco o melhor propósito. Crer de forma cristã é crer, tanto no poder de Deus para fazer o que desejamos, como em Seus propósitos que definem se o que desejamos deve ou não ser atendido.

A filha de Jairo foi curada, não apenas da enfermidade, mas da própria morte. O ponto final da história foi colocado por Cristo e não pelas circunstâncias. Em outras palavras, nenhuma circunstância, por si somente, determina a vida daquele que crê e se entrega a Deus. Isso não significa que Deus reverterá todas as circunstâncias que nos forem indesejáveis, mas que Ele tem poder para faze-lo, e sempre agirá segundo Seus propósitos, de acordo com nossa fé. Diante dos dilemas da vida, devemos estar com Deus como Jairo estava com Jesus, e crer. O ponto final deve ser decisão do Senhor. E seja qual for, que sempre seja segundo Seu bendito propósito. Ele é sempre melhor que nossos desejos. Crer é buscar em Deus o ponto final para os dilemas que enfrentamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui