Pólo Industrial traz emprego e renda para Cabrália

Foto: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália
Empreendimento irá gerar cerca de seis mil empregos beneficiando a cidade e a região

Já é realidade, um grande sonho da população de Cabrália, a criação de seu Pólo Industrial e ao receber as empresas interessadas em se instalar na região, a cidade assume a dianteira do processo de crescimento econômico e tecnológico do Extremo Sul da Bahia. Abrindo novas alternativas de profissionalização, geração de emprego e renda, para toda a região, que atualmente, depende basicamente do já saturado mercado turístico. O Pólo ficará situado em Coroa Vermelha, a 1.800 metros da pista que liga Cabrália e Porto Seguro.

Uma prova de que o Pólo irá sair do papel foi uma reunião realizada, dia 06/05, com cerca de 20 empresários da região que já garantiram sua instalação no Pólo e tiveram a chance de conversar com o prefeito Jorge Pontes e seus secretários, para esclarecer dúvidas e reafirmar seus compromissos com o Pólo. “O Pólo é uma de nossas metas, a área já está licenciada, possuindo o aval dos órgãos ambientais e projeto deverá ser encaminhado a Câmara de Vereadores nesta semana”, explicou o prefeito que garantiu aos empresários que as empresas que quiserem já podem começar a se instalar no local.

Em contrapartida, as empresas garantem a prefeitura e a toda cidade empregar 85% do seu efetivo com mão de obra local. Elas se comprometem, ainda, em qualificar os trabalhadores contratados, de acordo com a necessidade futura. É importante registrar também, que a partir da instalação das empresas, uma grande gama de impostos indiretos será gerada no município e na região. Desde a compra de matéria prima até o comércio que será alavancado, todos sairão lucrando.

Atualmente, já estão comprometidas com o Pólo 32 empresas, variando em diversas áreas e setores econômicos, alcançando a previsão de 6 mil empregos, entre 2.000 diretos e 4.000 indiretos. O que propiciará o crescimento da cidade, que hoje depende basicamente do turismo, e ainda fornecerá qualidade de vida aos trabalhadores com acesso ao local de trabalho a poucos quilômetros de suas casas, além de opções de aprendizado profissional, por meio de capacitações e cursos que irão surgir à medida que as empresas se instalem.

Ainda não é possível estimar os lucros que serão gerados para Cabrália com o funcionamento do Pólo, mas para a comunidade a implantação representa a realização de um sonho. Uma mostra é os frutos que a concretização do Pólo já está trazendo. Com a sua instalação, serão criadas duas cooperativas, uma de recolhimento de resíduos plásticos (garrafa pet) e outra de resíduos orgânicos, ambas irão gerar cerca de 2 mil empregos.

Fonte: Camila Knack/Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui