Pólo Industrial se torna realidade em Cabrália

Foto: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália
Pela segunda vez, o prefeito e os secretários de Finanças e Infraestrutura se reuniram com um grupo de empresários, no dia 18/11, que representam várias empresas que tem o interesse de se instalar em Santa Cruz Cabrália. A idéia é que um pólo industrial, abrangendo 25 empresas, seja criado na cidade. Atualmente existem 12 empresas interessadas em se instalar no pólo, são empreendimentos voltados para diversos ramos, entre os quais: energia solar, material hospitalar, material de limpeza, briquetes, reciclagem, concreto, móveis pré-fabricados, colchões, escadas para avião e confecção.

Segundo os empresários, os empregos gerados diretamente, ultrapassarão a marca dos 400 e indiretamente a expectativa é que mais de dois mil postos sejam gerados, tudo isso em uma área doada pela prefeitura, de cerca de 29 mil metros quadrados. Nas quatro reuniões, já realizadas, os empresários apresentaram o conceito para o prefeito, delimitaram a área a ser utilizada por cada empresa e definiram a contrapartida do executivo, que contemplará a doação da aera e incentivos fiscais, como isenção de impostos municipais, por tempo determinado e a tentativa de diminuição da carga tributária estadual e federal.

Também ficou definido, conforme explica o secretário de Finanças, Marcos Vinícius Tavares, que 85% da mão de obra utilizada terá de ser da cidade. “As empresas também ficarão responsáveis por capacitar os futuros trabalhadores. É uma nova perspectiva para meninos e meninas de Cabrália, é uma oportunidade de tirar esses jovens do ostracismo que muitas vezes leva a caminhos errados”.

Em um próximo encontro, que será realizado ainda este ano, segundo o secretário, os setores jurídicos das empresas e da prefeitura estarão reunidos para elaborar o projeto que será encaminhado para o Legislativo Municipal e que prevê a criação do pólo. “A geração de renda é um dos maiores gargalos do município. Com o pólo estaremos dando um importante passo rumo à criação de oportunidades de trabalho e em consquência de desenvolvimento da cidade”.

Novo mercado: A favor de Cabrália, no que tange a real instalação das empresas e indústrias, está o fato do crescimento econômico da região Nordeste. Hoje, devido às facilidades oferecidas pelos governos e por uma menor concorrência, diversas empresas de grande porte tem preferido a região, em detrimento de outras localidades para instalar suas empresas. “Aqui temos, ainda, mais vantagens, estamos próximos de um aeroporto internacional (Porto Seguro) e também da BR 101, importante rota de escoamento de produção”, ressaltou o secretário.

Para o prefeito Jorge Pontes, grande incentivador do projeto, o pólo é o cumprimento de uma promessa feita aos moradores de Cabrália, a criação de empregos e novas fontes de renda. “Estamos lutando com todas nossas forças para que a cidade cresça e se desenvolva e com ela também seus moradores. Mas o crescimento só será possível se as famílias de Cabrália tiverem como sustentar com dignidade os seus filhos, para isso a geração de empregos e fundamental. Por isso a criação do pólo é a realização de um sonho e será muito positiva para a cidade”.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui