Policlínica Regional de Saúde da Costa do Descobrimento é entregue por Rui Costa, em Eunápolis

Equipamento atenderá a 230 mil habitantes da região

Policlínica Regional de Saúde da Costa do Descobrimento é entregue por Rui Costa, em Eunápolis. Foto: Ascom

Na manhã desta quinta-feira, 10 de junho, o governador Rui Costa e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, entregaram à população do extremo sul baiano a 17ª Policlínica Regional de Saúde. A unidade instalada em Eunápolis é destinada ao atendimento de cerca de 230 mil habitantes, cobrindo sete dos oito municípios da região, sendo também: Belmonte, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Guaratinga e Santa Cruz Cabrália (Porto Seguro não fez adesão até então).

Policlínica Regional de Saúde da Costa do Descobrimento. Foto: OSollo

A Policlínica representa um investimento estimado de R$ 24,560 milhões (obra e equipamentos, além da aquisição de micro-ônibus). Sua instalação visa oferecer serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade, reduzindo o vazio assistencial de média complexidade, ampliando o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-os mais precoces, além de melhorarem a resolutividade da saúde pública.

Ao todo, serão construídas 25 policlínicas em todo o estado. A primeira foi construída em Teixeira de Freitas, atendendo os 13 municípios do Território da Costa da Baleias.

Foto: Ascom

Serviços e funcionamento

A Policlínica Regional de Saúde da Costa do Descobrimento é instalada em um prédio de um único pavimento. Sua área construída é de 2.848,32m². Mais de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos compõem o quadro.

Foto: Ascom

Começam a ser atendidas as especialidades de: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. E ainda há especialidades não médicas, como: Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista.

Entre os exames que serão oferecidos, estão: ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia.

Governador do Estado da Bahia, Rui Costa. Foto: OSollo

Governador fala sobre o papel do Estado

O governador Rui Costa comemorou a entrega e celebrou a parceria firmada junto aos prefeitos. Ele também desejou um bom trabalho a todo quadro de servidores da policlínica, incluindo os motoristas dos micro-ônibus que fazem o transporte dos pacientes de municípios circunvizinhos.

De acordo com Rui Costa, além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também arca com 40% dos custos. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Então, as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade”, destacou.

Foto: Ascom

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que a unidade não funciona de portas abertas; os exames são realizados por agendamento, o que garante um atendimento com rapidez e sem filas. O titular da Sesab destacou que, durante a pandemia, estão sendo adotados todos os protocolos de segurança para proteger os pacientes enquanto estão sendo transportados.

A policlínica vai atender pessoas com hora marcada, através do sistema informatizado das prefeituras. As pessoas virão dos demais municípios com um transporte sanitário, micro-ônibus com ar condicionado e wi-fi, e retornarão para suas casas no mesmo transporte”.

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa do Descobrimento e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos. Foto: OSollo

Já o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa do Descobrimento e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, ressaltou que “a economia é um fator positivo, mas o mais importante é poder salvar vidas. A policlínica vai ofertar muito mais serviços do que eu posso ofertar no meu município. E, para isso, não vou gastar um terço do que gastaria se implantasse esses serviços em Santa Cruz Cabrália”.

O coordenador de consórcios do Estado da Bahia, Nelson Portela, enfatizou o número de 23 policlínicas no interior do estado e mais duas na capital sendo entregues à população em 2021 como um investimento essencial à saúde dos baianos. “A gente tem que agradecer a todo o trabalho e investimento feito na área e ficamos muito feliz em ver mais uma região sendo contemplada. Queremos que todos os municípios participem”, comentou.

Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres. Foto: OSollo

A prefeita Cordélia Torres, de Eunápolis, sede da policlínica e último município a integrar o consórcio, destacou a importância do diálogo para uma gestão e agradeceu ao governador e ao secretário de saúde. “Eu falo com muita honra que o poder emana do povo. Gestão e política não se misturam. Essa parceria é em prol de um único propósito, com responsabilidade ao erário público. Devemos lembrar sempre: onde há decência e ordem, há também progresso”, disse. Ela esteve acompanhada por seu esposo, Paulo Dapé.

Presenças

O evento foi prestigiado por outras autoridades, entre elas: Jorge Maécio, presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis; os prefeitos Silvio Ramalho (Caravelas), Mildson Medeiros (de Itanhém), Gilvan Silva (Prado), Ariston Almeida “Tonzinho” (Lajedão), Marlene Dantas (Guaratinga), Juarez Oliveira “Peba” (Itapebi), Bebeto Gama (Belmonte), Luciano Francisqueto (Itabela), Luizinho (Itagimirim); os vice-prefeitos Carlos Lera (Cabrália) e Nilson Manoel (Lajedão);os deputados federais Paulo Magalhães, Uldurico Jr, Valmir Assunção e Ronaldo Carletto; a diretora da Policlínica de Eunápolis, dra. Camila Coelho; e Josias Gomes, secretário de Estado; Max Almeida, diretor executivo do Consaúde.

Os ex-prefeitos Robério e Claudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro, também participaram do evento.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui