O comando da 87ª CIPM, Teixeira de Freitas, desencadeou na tarde de quinta-feira, 25 de março, a primeira etapa da “Operação Lei e Ordem”. 49 policiais militares, 10 viaturas e quatro motocicletas, incluindo policiais da Cipe/Mata Atlântica (Caema), se distribuíram por diversos pontos da cidade de Teixeira de Freitas realizando ações de abordagens a pessoas e veículos com vistas a aumentar a presença policial no município. Como resultado, a ação abordou 119 automóveis, 118 motocicletas, e 354 pessoas. Um veículo roubado foi recuperado e o autor preso.
A Operação Lei e Ordem passa a se tornar uma das ações estratégicas de policiamento que serão desenvolvidas com vista a ampliar a segurança da comunidade. Essa primeira etapa serviu como modelo para outras futuras que serão desencadeadas.
De acordo com o comandante da 87ª CIPM, tenente-coronel França, as ações de policiamento de alta intensidade como a “Operação Lei e Ordem”, as quais bloqueiam de forma simultânea as principais vias de acesso ao município, incluindo na área rural, além das chamadas zonas quentes da cidade, objetivam tornar o ambiente mais seguro para população que circula pelas ruas e prevenir ações criminosas, a exemplo de roubos a transeuntes, a estabelecimentos comercias e veículos.
O comandante ainda salientou que as próximas etapas serão aperfeiçoadas e mais abrangentes, de modo a alcançar o maior número de localidades possíveis.
A 87ª CIPM afirma o compromisso de bem servir e proteger a comunidade.