Polícia de Proteção Ambiental inaugura sede

A sede da CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), em Porto Seguro, foi inaugurada nesta terça-feira, 11 de outubro, em frente à Ceplac (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), na BR-367. A parte estrutural das instalações da sede contou com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, que é parceira da chegada deste reforço policial na região.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, do comandante-geral da Polícia Militar na Bahia, tenente-coronel Alfredo Braga de Castro, do comandante de operações da PM, Roberto Costa Guimarães, do comandante de policiamento especial, Jorge Damasceno Silva, do comandante da Regional Sul, Antonio José Barbosa Reis, do comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Alfredo Nascimento, do comandante da CIPPA, major Diógenes Câmara, do subcomandante da CIPPA, capitão Pablo Deiró, do deputado estadual Capitão Tadeu, além de juízes, promotores, representantes da Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil,vereadores, organizações não-governamentais, associações, secretários municipais e sociedade civil.

Segundo o major Câmara,comandante da CIPPA, as instalações da companhia em Porto Seguro abrigam o comando e o sub comando, além de secretaria, cozinha, depósitos e alojamentos masculino e feminino. “A partir daqui, somos referência para o mundo, pois Porto Seguro tem grandes riquezas naturais, sendo 70% do seu território composto por áreas de conservação”, explicou o major, ressaltando que 143 municípios, de Valença a Mucuri, fazem parte da área de atuação desta CIPPA.

A CIPPA foi criada pelo governo baiano em janeiro de 2009, com sedes nos municípios de Porto Seguro e Lençóis. A principal função é proteger os recursos ambientais, como água dos rios, animais e flora, agindo de forma preventiva e ostensiva.

Homenageado pela parceria que a Prefeitura tem com a CIPPA, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, destacou a importância da preservação dos recursos naturais. “A indústria do nosso município é o turismo e o que nos move é a natureza que preservamos aqui, comas belas praias, reservas de mata atlântica, aldeias indígenas e áreas de proteção ambiental. Precisamos cuidar disso e garantir o futuro das próximas gerações”, declarou o prefeito.

Horta Escolar

O projeto pedagógico Educando com a Horta Escolar, em Porto Seguro, foi destaque em uma área de exposições da cerimônia de inauguração. Referência entre os 80 municípios brasileiros participantes da iniciativa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o programa está presente em 32 escolas municipais e 6 aldeias indígenas de Porto Seguro, aliando, na prática, o meio ambiente às atividades educacionais.

“Seremos o único município brasileiro a receber uma comitiva internacional composta por representantes de20 países, que visitarão nossos projetos no final deste ano”, explicou a coordenadora Tatiana Longo.


Fonte: Cyntia Farabotti / Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui