Poder Legislativo promove sua primeira sessão remota em Teixeira de Freitas

blank
Poder Legislativo promove sua primeira sessão remota em Teixeira de Freitas. Foto: Ascom

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou nesta quarta-feira (17/06), a sua primeira sessão ordinária utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota. A sessão plenária foi toda comandada pelo presidente Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) que na companhia da sua assessoria parlamentar, da sua assessoria de imprensa e da sua assessoria técnica dirigiu todo o processo tecnológico remoto, enquanto os demais vereadores de casa participaram dos discursos, debates e votaram todas as proposições da pauta.

Na realidade o Poder Legislativo inovou tecnologicamente em tempo de pandemia de Coronavírus e realizou a sua primeira sessão remota de sua história. O plenário aconteceu 100% de modo virtual com apenas a presença do presidente Ronaldo Cordeiro no plenário e os demais parlamentares em suas respectivas residências ou em ambientes fechados com acesso ao plenário virtual. A medida foi adotada em prosseguimento ao distanciamento e isolamento social para a prevenção a Covid-19.

O presidente Ronaldo Cordeiro informou que as próximas sessões ordinárias designadas para os dias 24/06, 01/07, 08/07 e 15/07/2020 serão também realizadas às 09h da manhã pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, com transmissões ao vivo pela TV Câmara Online, pela Página Oficial da Câmara no Facebook e pela Rádio Câmara 90,9 FM, como forma de manter o acesso à informação pública e em obediência às recomendações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Chamada de sessão remota, porque não tem a presença física dos parlamentares em plenário, a experiência foi viabilizada após o desenvolvimento de um aplicativo que permite aos vereadores acessarem o sistema de votação da Câmara Municipal, assim como todos os projetos e itens da pauta. Conforme o 2º vice-presidente da mesa diretora, vereador José Bernardo Gomes Cabral (PP), os poderes Legislativo e Executivo estão unidos para juntos combater o Coronavírus e os efeitos sociais e econômicos causados no município. Bernardo Cabral enalteceu a ação da presidência da Casa em realizar a sessão remota para que o Legislativo não pare. Todos os demais vereadores destacaram a iniciativa de trabalhar através do sistema remoto.

“Realizamos a primeira sessão remota da nossa história com a participação de 15 dos 19 vereadores, cuja iniciativa integra uma série de medidas que têm a finalidade de conter a propagação do Coronavírus na sede do parlamento e em proteção da população e das nossas famílias pela necessidade de isolamento social. Hoje nos reunimos pela primeira vez na história do legislativo teixeirense com os vereadores de maneira virtual em sessão ordinária oficial. Tivemos um ato normativo da Mesa Diretora que regulamentou o Sistema de Deliberação Remota, uma vez que sessões virtuais não estavam previstas no Regimento Interno da Casa. Essa é uma ação inédita e o Poder Legislativo de Teixeira de Freitas passa a ser mais um pioneiro em promover sessões de forma remota, dentre tantos outros feitos inéditos que já somos exemplo para o legislativo brasileiro”, festejou o presidente Ronaldo Cordeiro. 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui