Na tarde desta segunda-feira, dia 12, aconteceu mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Teixeira de Freitas.
A solenidade ocorreu no auditório da Faculdade Pitágoras e foi prestigiada por representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de autoridades militares do município.
Ao todo, participaram 131 ‘proerdianos’, estudantes do 5º ao 7º anos do ensino fundamental. Eles estão devidamente matriculados nas escolas municipais São Geraldo, do bairro Tancredo Neves, e Gilberto da Silva Cardoso, do bairro Monte Castelo.
O prefeito Temóteo Brito esteve presente e falou sobre a importância do programa. “Estamos felizes em participar de um evento como esse, pois sabemos da importância dessa parceria com a pela Polícia Militar e este trabalho que vem sendo realizado há anos para os jovens do nosso município. Esse programa deve ser aplaudido e incentivado para que cresça cada vez mais”, disse.
As palavras foram reiteradas na fala do secretário de Educação, Hermon Freitas. “Esta parceria junto à Polícia Militar que já dura anos desenvolvendo um trabalho de prevenção e resgate tanto com relação as drogas quanto de violência, nós esperamos que esta parceria continue por muito tempo, pois quem tem a ganhar são as famílias teixeirenses”, comentou sore a parceria.
Durante o evento, houve entrega de brindes para alunos que se destacaram na escrita de redações e certificados para amigos do projeto. Foram premiados com uma bicicleta os alunos Laysa Vitória, Anna Martins e Diego Ribeiro.
Entre as autoridades, acompanharam a cerimônia o vereador Sargento Berg, também militar, e o diretor do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, o tenente-coronel Raimundo Magalhães.
O major Silvio Nunes, comandante da 87ª Companhia Independente de Policia Militar/Teixeira de Freitas, falou da satisfação em formar mais uma turma e ofereceu agradecimentos aos instrutores do programa.
“Deixamos claro nossa satisfação em comemorar a formatura de mais de 130 alunos no Proerd e nosso desejo que é a semente do conhecimento que foi plantada possa ser colhida depois e este papel cidadão da Polícia Militar”, destacou o major.
Uma das presenças ilustres foi do juiz de direito da Comarca de Teixeira de Freitas, o dr. Roney Cunha. Em sua oportunidade de fala, destacou o papel da educação e desejou que o Proerd alcance a maior abrangência possível.
“Dentro das minhas limitações, me coloco à disposição não só da Polícia Militar para esse projeto, mas da cidade de Teixeira de Freitas. Quero parabenizar todos vocês e que continuem firmes nessa caminhada porque a droga não!“, disse o magistrado.
O Programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é considerado pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.
Com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula.