A Secretaria Municipal de Educação de Itagimirim lançou, na última quinta-feira, 16, em Audiência Pública, realizada na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Educação. O Plano delineia metas e objetivos futuros com base em diagnósticos e levantamentos realizados no presente.
O Plano tem como objetivo assegurar os padrões de qualidade do ensino utilizando os recursos destinados ao setor. Para orientar os trabalhos, esteve presente o assessor técnico da Secretaria de Educação do Estado, Moacir Borges, que fez um retrospecto histórico do planejamento com base na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2001.
Formado por metas de acesso, qualificação de profissionais e qualidade de ensino, de acordo com cada nível de educação, o PME tem projeto decenal para instituições públicas do município.
Um dos itens do Plano consiste em diminuir a repetência dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e aumentar a oferta de equipamentos e materiais didáticos em todas as escolas municipais até o ano de 2015.
Integrado ao Plano Nacional de Educação (PNE), o PME foi construído por uma Comissão Executiva, formada por profissionais da área e sociedade civil organizada, que para elaborar e definir as diretrizes do Plano, tiveram como base o processo evolutivo do município e a coleta de dados educacionais dos últimos anos.
Para a secretaria municipal de educação, Gildete Moreira, trata-se de um avanço no planejamento e articulação da educação no município, com metas que ajudar a dispor uma educação mais accessível e de qualidade para todos os níveis escolares, com o cumprimento das metas.
Estiveram presentes na audiência o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Carlos, o vereador Luis Guimarães, professores e representantes da sociedade civil.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim