Pix já responde por 10% das vendas online no Brasil

Pix já responde por 10% das vendas online no Brasil
Pix já responde por 10% das vendas online no Brasil. Foto: Olhar Digital

O Pix continua ganhando cada vez mais espaço no mercado. Nas vendas pela internet, o meio de pagamento preferido dos brasileiros cresceu de pouco mais de 4% no primeiro trimestre do ano passado para 9,7% de janeiro a março de 2022. O dado faz parte de um levantamento recente da Neotrust, empresa que monitora o setor de comércio eletrônico do país.

Ainda assim, o cartão de crédito segue soberano entre os métodos de pagamento no e-commerce, respondendo sozinho por uma fatia de 82,6% do faturamento do setor. O uso do boleto bancário, entretanto, caiu 6,5%, segundo a pesquisa.

“O consumidor vem preferindo utilizar o PIX ao invés do boleto bancário nas compras online. Um dos fatores que pode explicar esse crescimento é a praticidade nas transações, que podem ser feitas em qualquer dia e horário, por meio do celular pessoal do comprador”, explica Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

Comércio eletrônico em alta

Com faturamento próximo da casa dos R$ 40 bilhões, o comércio eletrônico cresceu 12,6% no primeiro trimestre de 2022. No total, foram quase 90 mihões de compras feitas pela internet, um salto de 14% frente ao primeiro trimestre do ano passado.

O Sudeste, região com maior faturamento e número de pedidos, movimentou R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras feitas pela internet, um salto de 9% em ambos os indicadores.

Entretanto, o destaque ficou para o Nordeste, com alta de 20% no faturamento (R$ 6,95 bilhões), além de 29% de aumento nos pedidos e 14,3 milhões de compras realizadas online.

Categorias que mais faturaram

As categorias com maior faturamento no 1º trimestre de 2022 foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática.

Moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas foram as categorias com maior número de pedidos no primeiro trimestre. O nicho de alimentos e bebidas, por sua vez, foi o que mais cresceu (73,4%).

Fonte: Olhar Digital

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