Teixeira: Pitágoras forma a sua 1ª turma de Direito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qualquer formatura já traz em si um conteúdo de alegria e festa acima do normal. Quando a colação de grau é de uma primeira turma, essa alegria é muito maior. Foi o que aconteceu no dia 2 de março, no Espaço D, quando os acadêmicos de Direito, concluintes da turma de 2011, colaram grau. Lotadas, as dependências do Espaço D respiravam alegria e vibração com a formatura da turma Daniel Cardoso Moraes, o professor homenageado com a honra de nominar a turma.

A SOLENIDADE

A solenidade começou às 20 horas, com a formação da mesa, composta pelo diretor da Faculdade Pitágoras, Adriano Douglas da Silva, pela coordenadora Acadêmica, Suzana Nardier; pela coordenadora do curso de Direito, Dra. Valéria Luísa da Costa; pela coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Dra. Jackline Martins Lachert, pelo paraninfo da turma, Dr. Jailson Siqueira Rocha, pelo Dr. Daniel Cardoso de Moraes, professor e ex-coordenador do curso de direito e que deu nome à turma, homenageado pelos alunos, e por Graziele Brito Alves de Oliveira, secretária Acadêmica da Faculdade Pitágoras.

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Em seguida, foram chamados os professores homenageados, recebidos com muitas palmas pelo público presente: Arolda Maria da Silva, Ivan Guilherme da Rocha Junior, José Archângelo Depizzol, Josihely Fabris de Oliveira, Marcus Vinicius de Almeida Costa, Moisés Ronacher Dantas e Robert Alves de Almeida. A partir desse momento, as cenas se sucederam em rápida sucessão. Os formandos foram chamados um a um, ocuparam seus lugares; o presidente abriu a sessão, executou-se o Hino Nacional. O formando de Otoniel de Souza Muniz falou em nome da turma, alunos homenagearam os professores com placas e flores. A funcionária Jariana da Cruz Morais, também mestra de cerimônias, foi homenageada. Veio o juramento dos formandos e o presidente da sessão conferiu grau à formanda Ingryd Cunha, que representava os demais acadêmicos.

A COLAÇÃO DE GRAU E A ENTREGA DOS DIPLOMAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegava, então, o momento maior da solenidade: a entrega, a cada um, do diploma conquistado. Chamados à frente, compareceram: Adilson Pereira Penha, Alessandra Mara Gonçalves de Almeida, Antônio de Souza Ferreira Neto, Carlos Gomes Fonseca, D’Avilla Almeida, Idaiana Gomes de Souza, Ingryd Cunha, Jaimires Pereira Silva, Jeriel Silva Veiga, Jonathan Figueiredo Mussagy, José Ricardo Silva das Virgens, Jovânia Moreira Martins, Kennedy dos Santos Félix, Lucivanda Rios Augusto, Naguimar Moura Moreira Martins, Núbia Santos de Brito, Otoniel de Souza Muniz, Ricardo Santos da Silva, Valdeir Soares da Conceição e Wellinton Souza dos Santos.

O DISCURSO DE DANIEL MORAES E O ENCERRAMENTO

Terminada a outorga de grau, falaram o Dr. Jailson Siqueira Rocha, paraninfo, a Dra. Valéria Luísa da Costa, coordenadora e o Dr. Daniel Cardoso de Moraes, o professor que deu nome à turma.

O discurso do Dr. Daniel, cheio de emoção e alegria, mostrou o homenageado “em estado de graça, a partir do momento em que fui comunicado de que a turma receberia meu nome.” Daniel começou sua fala em jargão jurídico, de maneira descontraída e divertida: “Porém, antes de adentrar em qualquer mérito, enfrentarei algumas preliminares, as quais não poderia me furtar à apreciação para evitar a preclusão desse ato, tendo em vista a singularidade desse momento…” Daniel não se furtou a recordar sua própria caminhada de acadêmico, para chegar à conclusão que os melhores anos de sua vida tinham sido passados na Faculdade. As lembranças, mesmo que tenham virado pó, asseverou, devem continuar pela vida afora. O momento mais emocionante da fala de Daniel foi quando ele falou da obrigação que um advogado tem como gestor do direito e influenciador da construção de uma democracia: “Nada tem mais valor do que nossa consciência ética, do papel que precisamos desempenhar como gestores e administradores do Direito: ou façamos isso para o bem, ou não façamos nada”, discursou. O professor Daniel, muito emocionado e emocionando a todos, terminou a fala cantando uma canção gospel alusiva a obrigação de dever a ser cumprido.

Na sequência, o diretor Adriano Douglas dirigiu breves palavras aos formandos e encerrou a solenidade. Todos os acadêmicos se dirigiram para a saída do Espaço D, onde caíram nos braços dos parentes e amigos, celebrando aquela que era a noite mais significativa de suas vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui