Pitágoras doa equipamentos de Fisioterapia para combate ao coronavírus

A unidade de ensino também já doou álcool em gel e protetores faciais para instituições, órgãos públicos e moradores de Teixeira de Freitas

Pitágoras doa equipamentos de Fisioterapia para combate ao coronavírus
Pitágoras doa equipamentos de Fisioterapia para combate ao coronavírus. Foto: Divulgação

Como forma de continuar contribuindo no combate ao coronavírus (covid-19), o Colegiado de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas doou 15 equipamentos de Fisioterapia Respiratória para o Hospital Municipal da cidade utilizar no enfrentamento à covid-19.

A Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva são especialidades que visam a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório, como a covid-19, e a atuação do fisioterapeuta nestas especialidades busca melhorar a ventilação e a troca gasosa dos pacientes, podendo contribuir com o aumento da sobrevida.  “Esse momento requer que todos, na medida do possível, somem forças no enfrentamento à doença, seja ficando em casa ou realizando ações de apoio às pessoas e instituições que estão precisando de ajuda. Essa foi a forma que encontramos para fazer a nossa parte e ajudar a comunidade local”, explica Dr. José Gustavo, professor e coordenador do curso de Fisioterapia.

“É importante reforçar que o fisioterapeuta é o profissional responsável pelos parâmetros ventilatórios do paciente. Esta é a área que cuida da ventilação mecânica invasiva, quando o equipamento é conectado ao paciente por meio do tubo endotraqueal ou traqueostomia, e não invasiva, quando o equipamento é conectado por meio de máscaras.  Por conta disso, os materiais doados são extremamente importantes na luta contra essa pandemia”, completa.

A Pitágoras Teixeira de Freitas já doou também 150 quilos de álcool em gel e protetores faciais para instituições, órgãos públicos e moradores do município usarem no enfrentamento à doença. Todas as ações sociais contaram com participação de professores, colaboradores das equipes administrativa, operacional e direção, voluntários e parceiros, além da disponibilização da infraestrutura da instituição, como o laboratório de Farmácia para produção do álcool em gel e impressora 3D na produção do Face Shield (protetor facial).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui