Piso salarial de 33,24% é garantido pelo prefeito Beto Pinto aos professores

Piso salarial de 33,24% é garantido pelo prefeito Beto Pinto aos professores
Piso salarial de 33,24% é garantido pelo prefeito Beto Pinto aos professores. Foto: Ascom

Já se passaram mais de 450 dias em que o atual governo municipal assumiu a administração de Medeiros Neto e são diversas as melhorias trazidas pela nova gestão. Prova disso são os avanços na Educação, em diferentes frentes de ação.

A atual equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Gabinete do Prefeito receberam uma herança de salários atrasados, aulas interrompidas, estruturas e frotas em situação de abandono. Todavia, a retrospectiva até aqui demonstra propriedade no fazer educacional e, acima de tudo, dedicação para oferecer o melhor à nossa gente.

Valorização profissional

Nestes quase 500 dias de gestão, um dos compromissos assumidos foi de arcar com os vencimentos dos servidores públicos que estavam atrasados. A missão da nova gestão foi colocar a casa em ordem. Pagar os salários em dia se tornou uma marca do governo municipal.

E a valorização do magistério segue avançando com o cumprimento da Lei do Piso Salarial, em reajustes de 10% e o restante, de 23,24%, escalonada nos próximos meses, cronogramas e concessões para licença-prêmio e progressão vertical e por estímulo. O diálogo com a categoria e a reformulação dos conselhos municipais também reforçam esse compromisso com a nossa gente.

A pandemia

Em período pandêmico, com a alta dos casos de Covid-19, garantir o direito à educação foi um desafio vencido com a efetivação de estratégias como: campanha de volta às aulas, sorteio de notebooks e celulares e entrega de atividades mesmo em locais mais distantes.
Com a aplicação do ensino remoto, foi possível cumprir dois anos letivos em um e minimizar os impactos do aluno longe da escola.

Volta às aulas presenciais

Em 2022, a euforia pelo retorno à sala de aula foi fomentada pela elaboração de protocolo de biossegurança específico para a rede municipal de ensino. E, para receber bem os estudantes, obras e mais obras, entre elas:

1)​ Reabertura da Escola Áurea Nunes;
2) ​Retorno do ensino infantil aos bairros;
3)​ Reforma e ampliação de escolas na sede, distritos, povoados e zona rural;
4) ​Revitalização do prédio da antiga Escola Eugênia, que irá receber os estudantes da Escola Humberto;
5)​ Aquisição de mobiliários, equipamentos de informática e eletrodomésticos;
6)​ Manutenção da frota de transporte escolar;
7)​ Entrega de uniformes para alunos de toda a rede municipal, inclusive para escola de sistema militar;
8)​ E muito mais.

Além disso, os estudantes de Medeiros Neto contam com um núcleo de atendimento especializado, com novos profissionais, como fisioterapeuta e psicólogos, reforçando o quadro já existente.

Capacitação profissional

A atualização de conhecimentos por parte dos profissionais em atuação é constante com a realização de formações ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação, com profissionais renomados e programas de respaldo: Competências Básicas, PPP, uso de mídias digitais na educação, Educação Especial etc.

E, para os futuros profissionais, 120 vagas de cursos de formação técnica já foram ofertadas em parceria com o Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

E não parou por aí. Ao longo de 500 dias, muita coisa já foi desenvolvida e o resultado vem sendo observado dia a dia.

Além da aquisição de um veículo próprio para auxiliar o atendimento às demandas da pasta, um novo sistema eletrônico de gestão está sendo implantado e visa garantir ainda mais agilidade e fluência no serviço oferecido pelos profissionais da rede municipal de ensino. As novidades continuam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui