O secretário da Educação do Estado e senador licenciado, Walter Pinheiro, decidiu permanecer na pasta onde assumiu em junho de 2016 a convite do governador Rui Costa. Pinheiro teria até este sábado (7) para se desincompatibilizar do cargo caso viesse a concorrer às eleições de 2018, mas afirmou, nesta sexta-feira (6), que ficará à frente da Secretaria da Educação do Estado para continuar contribuindo com a gestão do governador no âmbito da Educação.
Pinheiro falou sobre a decisão e agradeceu a todos que contribuíram para a sua vida parlamentar, destacando o papel da família e dos eleitores que acreditaram nele, conduzindo-o a quatro mandatos como deputado federal e um como senador. Ele também destacou o diálogo e as vivencias que os quase dois anos de gestão à frente da Secretaria da Educação do Estado tem lhes proporcionado, a partir do convívio com gestores escolares, professores, estudantes e as família.
“É uma decisão difícil, porém amadurecida e com uma reflexão profunda. Foram dois anos de intensa ausculta. Creio que chegou a hora de concluir nosso ciclo parlamentar. Agradeço a Deus por ter chegado até aqui e, com certeza, Ele continuará dispensando cobertura para a continuidade da nossa contribuição com novos desafios e em novos caminhos. Aos meus pais, a gratidão eterna pelos primeiros passos e ensinamentos, princípios e valores que foram sustentáculos para uma vida pública. Minha companheira, meus filhos e filha, que compartilharam e contribuíram diretamente na caminhada parlamentar e, hoje, minhas três netas e quatros netos, minhas noras e genro, gratidão por vocês fazerem parte da mais nova alegria da minha vida. Meus irmãos, pelo apoio, e ao povo da Bahia minha gratidão pelo carinho, apoio e confiança”.
Pinheiro falou, especialmente, da gratidão ao governador Rui Costa. “Decidimos por ficar na Secretaria da Educação até quando quiser o governador Rui Costa, a quem somos gratos pela confiança, apoio e pela oportunidade de trabalhar para contribuir no imenso desafio de Educar para Transformar. Alegres e felizes por tudo que foi possível realizarmos e por todo processo de aprendizagem que a trajetória parlamentar propiciou. Continuaremos na vida pública, hoje na SEC e até janeiro de 2019 com mandato de Senador, mantendo a mesma garra, alegria, disposição e compromisso público. Em 2018 teremos muitos desafios, novas caminhadas, novos projetos e o compromisso de renovar o brilhante trabalho desenvolvido pelo governador Rui Costa para baianos e baianas”, comentou.
Sobre o futuro, Pinheiro disse: “O futuro é possível planejar, desde que olhemos o passado e suas boas referências, mantendo os princípios e executemos no presente, com o compromisso do espírito público, nossos atos e tarefas, como quem planta sementes visando uma colheita com todos e para todos”.