“Mesmo com a descrença daqueles que só falam mal da Bahia ou que quando tiveram a oportunidade, como Governador ou Senador, não conseguiram ampliar a infra-estrutura da Bahia, a Ferrovia Oeste-Leste segue seu rumo para transformar a nossa economia”. Com essa afirmação, o candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, Walter Pinheiro, comemorou a publicação nessa quarta (22), no Diário Oficial da União, do resultado final da licitação de três lotes da Ferrovia.
Pinheiro, tanto como deputado federal, quanto como secretário do Planejamento do Estado sempre batalhou para tirar essa obra do papel. “No Senado, vamos continuar esse trabalho de dotar nosso Estado de uma melhor infra-estrutura, para interiorizar o desenvolvimento econômico e gerar oportunidades em várias regiões”, disse o candidato.
A Ferrovia, que vai percorrer 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus a Figueirópolis (TO), e atravessar 49 municípios baianos, vai criar um novo vetor de crescimento na Bahia. Ela vai gerar uma redução nos custos do transporte de insumos e produtos como grãos e minérios, e vai aumentar também a competitividade do agronegócio, ampliando as possibilidades de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios.
PAC
O valor total dos três lotes é de R$ 2.070.957.615,62, que compreendem os seguintes trechos: Rio da Preguiça ao Terminal de Ilhéus, Rio Jacaré até o Rio Preguiça e Riacho da Barroca ao Rio de Contas. O processo licitatório para os outros quatro lotes que compreendem trechos na Bahia está em tramitação.
A responsável pela construção da malha ferroviária é a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, e os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).