Pilotos de Teixeira iniciam voos solos em dia comemorativo no Aeroporto 9 de Maio

Três, de quatro pilotos formados, tiveram sua primeira experiência sozinhos no ar

Os comandantes Paulo, Irlândio e Sandro. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

É um momento único. A realização de um sonho de criança!” – A afirmação é do Sandro Ferreguett, um dos quatro formandos de Teixeira de Freitas pela Escola de Pilotagem Sky Dream. A experiência do voo solo aconteceu durante o último sábado, dia 25, no Aeroporto 9 de Maio.

Além do Sandro, Irlândio Florestec, Paulo Simon e Renan Raisen (que não conseguiu estar presente) passaram por exames médicos, uma formação teórica e o curso prático. Agora, em posse da habilitação emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), podem voar pelo Brasil todo e se juntam a um seleto grupo de comandantes teixeirenses.

O primeiro voo solo dos pilotos. Foto: Wesley Morau

O sentimento descrito foi compartilhado pelos colegas. Irlândio disse que desde pequeno sonhava com esse momento e, apesar das dúvidas, realizou o sonho. Paulo acrescentou: “Quando você tem um alvo, você luta e consegue. É um momento ímpar“.

A bordo da aeronave esportiva Paradise P1, com capacidade para duas pessoas (piloto e passageiro), eles foram prestigiados por grandes entusiastas da aviação de Teixeira e da região. Muitos aviões, churrasco e amigos marcaram o momento.

O casal formado pelo americano Rich Stitzer e a brasileira Chiara Stitzer. Foto: Elizeu Portugal/OSollo

Entre eles, o casal formado pelo americano Rich Stitzer e a brasileira Chiara Stitzer. Também o senhor Sebastião Scopel, um dos pilotos pioneiros da cidade. Para ele, a emoção do primeiro voo solo é única e a formação dos quatro pilotos é uma alavanca para o setor em Teixeira.

Articulador do evento em Teixeira, já com experiência de voo considerável, o empresário Marcos Antônio, da Lúcia Despachante, falou sobre o que representa o voo para os quatro amigos.

Marcos Antônio, da Lúcia Despachante, felicitou os amigos. Foto: Wesley Morau

Qualquer região pujante, como Teixeira, precisa de aviação. Vivemos em um momento em que tudo é e tem que ser muito rápido e é o que nós estamos buscando aqui: incentivar para que o setor cresça e atenda a sociedade em um contexto geral“, disse Marcos.

Muitos entusiastas e pilotos foram prestigiar o momento. Foto: Wesley Morau

Também presente o senhor Tadeu Milbratz, com empreendimentos de sucesso em Teixeira e 20 anos na aviação. “É uma data muito especial para o piloto. Eu, como amante da aviação, tenho acompanhado muitos voos solos e estou aqui com muita satisfação“, disse a’OSollo.

Para o piloto, o solo é o momento mais importante de sua carreira. É quando ele passa de aluno a comandante e se sente realmente independente. É o momento mais esperado a todo aspirante a piloto. Para os amigos, é festa!“, foram as palavras do sr. Iuri Otoni, de Teófilo Otoni (MG), há quase 40 anos de aviação.

Um almoço marcou o momento de comemoração. Foto: Wesley Morau

O momento foi comemorado pelo Édson Sampaio, instrutor e proprietário da Escola de Pilotagem Sky Dream, de Porto Seguro. “É uma satisfação. Já temos um bom número de pilotos aqui, sendo formados mais quatro. A cidade já tem o aeroporto, a infraestrutura. No futuro, um aeroclube ou uma escola aqui seria muito bom“, comentou.

Momentos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui