Entre os dias 20 e 21 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou um treinamento para 35 profissionais da SEMOB, TRANSALVADOR, GCM, SAMU e METRÔ. A iniciativa tem como instrutor o PRF Tosta, lotado na Delegacia de Simões Filho.
O treinamento incluiu uma parte teórica, onde os agentes receberam orientações:
– Inspeção PCLOC
– Capacete Técnica PIPDE
– Frenagem
– Curvas
– Pontos cegos
– Ultrapassagem
– Pilotagem noturna
– Pilotagem em chuva
– Postura em Cruzamentos e corredores
– Posicionamento seguro na via
– Transporte de carga/passageiro
Já a parte prática contou com:
– Manobras em espaço restrito
– Técnica para controle aceleração/embreagem
– Visão projetada para tomada de curvas
– Técnica para frenagem de emergência
A capacitação visa, sobretudo, assegurar que a sociedade conte com profissionais cada vez mais preparados para agir em situações rotineiras do dia a dia, preservando a vida e garantindo a segurança no trânsito. Essa iniciativa propicia também a troca de experiências entre os participantes.
Pioneirismo
A PRF é pioneira no quesito duas rodas e conta com motociclistas altamente especializados. Das Harley-Davidson, que percorriam a rodovia Rio-Petrópolis, na era Turquinho, já são quase 100 anos de experiência. E é reconhecida pela eficiência no seu trabalho de escoltas seja de Chefes de Estado, delegações de atletas, competições de rua. O ponto mais alto foram as atividades realizadas durante a Copa das Confederações, Copa do Mundo Fifa 2014, Olimpíadas Rio 2016, das Copas América de 2019 e de 2021 e por último o evento da Cúpula do G20.