A Pfizer informou ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), que o Ministério da Saúde tem até o dia 19 de março para adquirir a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica.
Passado esse prazo, será possível negociar com Estados e Municípios a venda de vacinas, conforme autorização dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O governador da Bahia foi informado pela Pfizer de que o prazo foi estabelecido em comum acordo entre a farmacêutica norte-americana e o governo federal.
Crítico ferrenho da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pela demora em aprovar vacinas, Rui está negociando diretamente com laboratórios a aquisição dos imunizantes. A estratégia ocorre depois que o STF liberou a compra de vacinas com certificação internacional, mesmo sem aval da agência.
Enfrentando uma situação dramática no estado, Rui deve se reunir nesta sexta (26) também com o laboratório russo que fabrica a vacina Sputnik V. Ele tenta negociar direto com a China, e já teve a promessa de há uma reserva de 10 milhões de doses reservadas para o Brasil.
Fonte: Bahia.ba