A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro (Sectur) realizou mais uma ação desenvolvida para a estruturação do plano de retomada após a crise: uma pesquisa que engloba agentes, artistas e produtores do segmento Cultural.
Desde o início da pandemia de covid-19, diversos setores do Turismo têm atuado juntos para maximizar os preparativos dos protocolos para o planejamento estratégico da retomada do Turismo em Porto Seguro.
Mais recentemente, foi a vez da Cultura, que contou com 124 entrevistados de Porto Seguro e distritos (Arraial, Trancoso e Caraíva), entre 27 de abril a 09 de maio.
Foram levantadas informações sobre a distribuição demográfica e tipo de atividade artística, bem como situação de cada agente, benefícios recebidos ou não, entre outros. Acesse o documento.
PLANO
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, as pesquisas foram realizadas por meio de formulário digital e distribuídos eletronicamente.
“A partir destes dados, estamos estudando planos de ação junto a estes agentes, tão importantes para nosso município e que também serão peças cruciais na retomada”, comentou.
Ele salientou que a Sectur ainda realizará, nos próximos dias, um novo cadastramento para complementar as informações que servirão de base para um censo cultural do município.
A prefeita Claudia Oliveira ressaltou que esse censo pode auxiliar e proporcionar o acesso aos agentes de Cultura ao possível processo de ajuda do governo federal ao setor, que já foi aprovado na Câmara e agora tramita no Senado.
“Essa é uma forma do governo Municipal criar viabilidade para que os artistas tenham um amparo nesse momento tão delicado que passamos”, finaliza.
Planos de Retomada da Economia de Porto Seguro em fase final
Uma comissão multidisciplinar foi formada nos últimos dias para o planejamento estratégico da retomada do Turismo em Porto Seguro.
Além da Secretaria de Cultura e Turismo do município, que coordenou esse trabalho, o trade turístico local, entre outros órgãos, foram convidados a oferecer suas contribuições.
Os protocolos do município ainda não foram divulgados e isso tem um motivo: os parâmetros do Ministério do Turismo (MTur) passam por adequações.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, o plano de retomada de Porto Seguro está pronto e, nos próximos dias, será disponibilizado para todos os setores, dando início assim à sua implantação, nos diversos segmentos do trade.