“De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.” (Sl 131:2)
Uma das características presentes na amamentação é o vínculo. Vínculo fortalecido entre mãe e filho. Isso revela pertencimento de um ao outro. Lembro-me de palavras de Clarice Lispector em sua célebre escrita “Pertencer”. O texto começa da seguinte maneira: “Um amigo meu, médico, assegurou-me que desde o berço a criança sente o ambiente, a criança quer: nela o ser humano, no berço mesmo, já começou. Tenho certeza de que no berço a minha primeira vontade foi a de pertencer”. O ser humano é um ser dotado de necessidades que precisam ser supridas. E o que é o viver senão o correr atrás de suprir tais necessidades? A de pertencimento é uma delas. Segundo Clarice, a primeira vontade dela desde o berço.
O ser humano não consegue viver sem vínculos. Todos querem e precisam sentir que são pertencentes a alguém ou a algum núcleo. Família, amigos, comunidade de fé, trabalho, escola e outros mais, todos esses são grupos que tem o poder de gerar esse tipo de sensação. Muitas pessoas fazem loucuras a fim de que essa necessidade seja de alguma forma atendida. Alguns estudiosos dizem que os vínculos são cura pra muitas doenças, inclusive para os vícios. Nesse último, já foi comprovado como há mais probabilidade de vícios serem superados quando a pessoa que está submersa nesse ciclo consegue se linkar a outras pessoas e vincular-se a relacionamentos saudáveis. Seja o vício que for a lógica é a mesma.
Se os laços humanos são tão poderosos mesmo sendo tão frágeis, imagina o vínculo que Deus quer ter com a humanidade e com o indivíduo? Quão forte e potente é essa relação. Precisamos sempre ser lembrados desse convite de Deus a nós. Às vezes nossa falta de memória nos impede de desfrutar disso. E Ele continua nos convidando para esses braços tão acalentadores, nos ensinando que Ele acredita no vincular-se a nós. Tenhamos fé nisso também. Isso nos sustentará em muitos aspectos de nosso dia a dia. Alguém que pertence a Deus tem mais força e coragem para lidar com a vida. Alguém que pertence a Deus e se lembra de que pertence tem mais condições ainda para enfrentar o que for. Há superação fluindo dessa realidade. Vinculemo-nos, pois!
Pr. Rodo