Pertencer a Cristo

“E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo.” (Romanos 1.6)

Pertencer a CristoSer cristão tem a ver com pertencimento. É o que o apóstolo Paulo estava ensinando aos cristãos de Roma no primeiro século. E este é um importante aspecto da fé cristã. Pertencer a Cristo tem a ver com estar sob Seus cuidados e receber de Sua graça e amor. O pertencimento não é uma imposição, mas um chamado, uma vocação, que se dirige a todos nós (Jo 3.16). É algo que nos é possível como uma dádiva, como um favor sem merecimento, mas que podemos rejeitar. Que pode nos levar ao melhor de nossa vida neste mundo marcado por cousas ruins. Mas que podemos desprezar por falta de fé ou de submissão. Por achamos uma grande loucura esse negócio do amor de Deus e da morte de Jesus. Ou por nos iludir, achando que somos capazes de, por nós mesmos, dar completo sentido à nossa existência.

Pertencer a Cristo significa ser levados a conhecer o quanto somos amados por Deus. A vida por aqui não é totalmente segura. Não sabemos o que virá e coisas ruins podem nos alcançar. Podemos dizer que a vida por aqui não é justa e tantas vezes é frustrante. Há um livro na Bíblia que concorda com isso – Eclesiastes. Ele descreve que, nesta vida, nem sempre o melhor vence, nem sempre o justo tem alimento e há ímpios e maus prosperam. Pertencer a Cristo não significa que estaremos livres disso, mas que podemos enfrentar e superar tudo isso. O mal atua neste mundo e também em nós. Paulo falou de suas fraquezas e incapacidade de ser tão bom quanto gostaria (Rm 7). E ele pertencia a Cristo! Portanto, pertencer a Cristo não faz de uma pessoa alguém completamente resolvido, mas certamente nos levará a ser pessoas amadurecidas.

O pertencimento a Cristo nos melhora como nada neste mundo pode nos melhorar. Afinal, pertencendo a Cristo somos reconciliados com Deus (Rm 5.1), podemos crescer a aprender, mesmo com dores e perdas (Rm 8.28). Somos levados a olhar para vida com novos olhos. A ver e valorizar o que está oculto ao olhar da maioria das pessoas. Pertencendo a Cristo aprendemos a lidar de forma nova com a vida, suas injustiças e dores e, apesar de pesares, somos vitoriosos (Rm 8.37). Nesta vida a questão não é ter, é pertencer e pertencer a Cristo. Pertencendo a Ele somos levados a ser pessoas cujo coração está sendo refeito. Valores, prioridades e princípios serão revisados. E seremos desafiados e viver com novas atitudes e propósitos. É por isso que cristãos cantam: Jesus Cristo mudou meu viver!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui