PERDOAR

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3.13)

Não é fácil perdoar… mas é bem mais difícil viver sem perdoar. E no caso de quem abraça a fé cristã, de quem diariamente diz a Deus “perdoe os meus pecados”, não é possível fugir do dever de perdoar. Precisamos perdoar. Não perdoar tornaria a vida pobre e árida, e não teríamos coração e olhos para reconhecer e celebrar a vida sob as benção de Deus. A falta de perdão impõe uma reserva em nosso interior onde as únicas coisas que realmente podem florescer são a mágoa, o ressentimento e o desprezo. As três coisas não são boas para a vida de quem as carrega. Nosso Deus sabe disso e Jesus, ao ensinar seus discípulos a orar incluiu a declaração de que devemos perdoar tanto quanto precisamos e desejamos o perdão divino.

Um dos grandes obstáculos ao perdão são as nossas emoções. Precisamos aprender a lidar com elas para que não sejam impedimento ao perdão que precisamos dar. Quando somos feridos reagimos com emoções equivalentes, que podem ser a ira, a indignação ou o desejo de retribuição, de vingança. A reação é variável, dependendo de nossa própria natureza, maturidade e do tipo de agressão que sofremos. Em alguns casos pode ser necessário o apoio de terceiros para manejarmos adequadamente as emoções que nos habitam. Se compreendermos o valor do perdão para nosso próprio bem, será mais fácil enfrentar os obstáculos que facilmente nos habitam e que devem ser superados de forma correta e saudável. Perdoar pode exigir muito de nós, mas valerá a pena o esforço. Perdoar não significa que estejamos obrigados a dar o mesmo espaço que aquela pessoa tinha em nossa vida. As vezes isso é, pelo menos temporariamente, impossível. Podendo até ser definitivamente impossível. Perdoar significa aceitar o custo e abandonar a cobrança por compensação. Perdoar é, de certa forma, abrir mão do direito de vingar-se. Perdoar é, de certa forma, perder. Mas há uma grande recompensa no perdão. Há muito que se pode dizer sobre perdão, mas o fato é que, como seguidores daquele cujo perdão lhe custou a vida, perdoar é uma vocação. Ainda que exija bastante, siga na direção do perdão sempre. Errar é humano! E perdoar, é divino. Perdoe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui