Quase seis meses após anunciar que iria suspender a produção e venda de refrigerantes na Rússia, devido a invasão da Ucrânia, a PepsiCo parou de fabricar os refrigerantes Pepsi, 7UP e Mountain Dew.
Em nota, a empresa afirmou que parou de fabricar concentrados para PepsiCola, Mirinda, 7Up e Mountain Dew na Rússia.
“Todos os concentrados foram posteriormente esgotados na Rússia e a produção terminou”, disse um porta-voz da PepsiCo em 8 de setembro, nos primeiros comentários públicos sobre o assunto desde que a empresa anunciou, no início de março, que estava suspendendo a produção, vendas, atividades promocionais e publicidade na Rússia.
O Ocidente não sancionou comidas e bebidas como parte de medidas abrangentes destinadas a punir a Rússia por suas ações na Ucrânia.
Em 2021, a Rússia era o terceiro maior mercado da Pepsi, depois dos Estados Unidos e do México. A produção da rival Coca-Cola na Rússia também continuou depois que a empresa disse em março que suspenderia as operações.
A PepsiCo disse em março que continuaria a vender produtos essenciais diários, como leite e outros produtos lácteos, fórmulas infantis e alimentos para bebês na Rússia.
A empresa opera na Rússia há mais de 60 anos e suas colas eram um dos poucos produtos ocidentais permitidos na União Soviética antes de seu colapso.
Fonte: Bahia.ba