Na condição de membro efetivo da comissão especial criada na Câmara Federal para apresentar propostas de enfrentamento do problema das drogas, o deputado Nelson Pelegrino sugeriu a criação de uma extensão do Programa Bolsa Família para os jovens e a ampliação dos recursos destinados ao setor.
Pelegrino entende que a criação de uma Bolsa Juventude, com um plano de metas a serem alcançadas, e destinada aos jovens de bom comportamento, ajudaria na formação dos adolescentes brasileiros, contribuindo para o afastamento deles do mundo das drogas. “É claro que é importante a participação da família nesse processo”, acrescentou, informando que está elaborando a proposição com auxílio de especialistas na área.
No primeiro encontro da comissão, que trabalhará sobre o Plano de Ações Integradas de Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas, do governo federal, Pelegrino falou da sua experiência na Secretaria de Justiça da Bahia, ressaltando que o estado foi o primeiro no país a ter um programa de prevenção e tratamento aos usuários de drogas.
A experiência, disse o deputado, mostrou que faltam recursos para a melhoria desse atendimento e que é preciso apoiar as entidades filantrópicas do setor, especialmente na implantação de equipes técnicas multidisciplinares. O programa baiano será apresentado por ele na próxima reunião e a Bahia será um dos cinco estados escolhidos para a instalação de planos piloto.
Fonte: Coordenação de Jornalismo