Peemedebista prova farsa do Topa

De posse de um ofício encaminhado pelo Ministério da Educação, o deputado federal Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA), provou que o governo do Estado tem mentido à população baiana ao afirmar que o programa Todos pela

Alfabetização (Topa), teria alfabetizado 460 mil de pessoas. No documento assinado pelo ministro Fernando Haddad é informado que o número de alfabetizados na Bahia, até janeiro deste ano foi de 320.742.

“Trata-se de um estelionato político-eleitoral, sustentado por uma propaganda enganosa, que vem à população metas fantasiosas”, disse o deputado peemedebista, em discurso na Câmara, referindo-se à promessa do governador Jaques Wagner de alfabetizar, até o final do governo (dezembro deste ano), 1 milhão de pessoas.

O Jornal A Tarde teve acesso ao ofício recebido pelo deputado Marcelo Guimarães Filho e na edição do último domingo (31) informa que os números apresentados pelo MEC, “têm como base o Sistema Brasil Alfabetizado – que na

Bahia recebeu a denominação de Topa – disponibilizado pelo ministério e utilizado por todos os parceiros”.

Acrescenta que o programa teve a adesão do Governo da Bahia em julho de 2008 e que no ciclo de 2008, que se estende até janeiro de 2010, foi definido como meta alfabetizar 298.807 pessoas, atingindo o total de 320.742 pessoas.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, a meta para 2010 é a alfabetização de 408.976 pessoas, totalizando 729.718 alunos, bem abaixo da meta de 1 milhão anunciada pelo Governo do Estado.

A informação sobre o programa de alfabetização foi solicitada pelo deputado, através da Mesa Diretora da Câmara. Ele afirma no ofício soar “curioso que tão ambiciosa meta, seja possível de atingir em tão reduzido espaço de tempo, sendo números apresentados de duvidosa credibilidade”.

Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui