Pecadores nas mãos de um Deus misericordioso

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” (Salmos 30.5)

Em 1741, no dia 8 de julho, na cidade de Enfield, Connecticut, Jonathan Edwards pregou talvez o seu mais famoso sermão: “Pecadores nas mãos de um Deus irado” baseado em Deuteronômio 32.25. Este sermão levou os ouvintes a sentirem o horror de seus pecados e a entrarem em desespero. Alguns aos prantos buscavam arrependimento e outros agarravam-se às colunas do templo como se tentassem não ser tragados pelo inferno. Historiadores cristãos destacam a importância deste sermão para a onda de avivamento e unidade cristã que houve naquele tempo.

Hoje estamos tão distantes daquele sermão quanto ignorantes a respeito da seriedade da ofensa contra Deus! Talvez sejamos uma geração anestesiada pelas falsas ameaças da religião e seus abusos praticados em nome de Deus. E perdemos de vista a seriedade do Juízo Divino. Ao perder de vista o perigo de Sua ira, perdemos de vista a beleza de Sua misericórdia. Tanto a misericórdia como a ira de Deus são reais. São duas faces da mesma moeda. Tão intensa quanto Sua ira, é imensurável a Sua misericórdia. Porque nos ama, Ele é mais misericordioso que iracundo. Na linguagem do salmista, “sua ira dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda”. É por isso que “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”.

É por causa da misericórdia de Deus que podemos ser felizes. Jeremias diz que são elas a razão de não morrermos prematuramente (Lm 3.22). Por causa de Sua misericórdia Ele retarda a Sua ira e nos chama ao arrependimento. Não é a ausência da ira que nos dá vida, é a manifestação da misericórdia de Deus. Não precisamos ter medo de Sua ira, mas não devemos abusar de Sua misericórdia. Devemos nos arrepender e ser gratos. Uma gratidão que se revela pelo compromisso, amor e serviço a Deus. A misericórdia de Deus não é um tipo de vista grossa que ele faz diante de nossos pecados. É Sua disposição amorosa em nos restaurar e tratar bem. É seu chamado para uma nova vida! Felizes os que são transformados pela misericórdia de Deus e não precisam temer a Sua ira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui