Paz e paciência

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23)

Nosso país é considerado um país cristão. Somos uma esmagadora maioria que assim se declara. A igreja católica é a maior entre nós e os evangélicos de vários tipos e linhas se multiplicam incrivelmente! Mas há uma babel entre nós: não falamos a mesma língua e, sob alguns aspectos, nem cremos no mesmo Deus. Porém, nenhum de nós tem o direito de se impor como a melhor expressão da fé cristã, embora cada um de nós certamente assim pensa de si mesmo. Mas podemos olhar para as Escrituras e nos julgar como cristãos. Julgar se o caráter que revelamos é autenticado como verdadeiramente cristão no ensino dos apóstolos. E há duas marcas cristãs que não podem nos faltar: paz e paciência.

É interessante como o fruto do Espírito se caracteriza por aspectos tão singelos! Nada parecidos com a petulância e grandiosidade que as vezes a fé de alguns os leva a personificar. São características que ninguém coloca no currículo, naquela parte onde dizemos de nossos pontos marcantes. Já viu alguém colocar “sou pacífico e paciente”? Pode ser que sejam características desinteressantes para o mercado de trabalho, mas são indispensáveis na igreja e na vida de cada cristão. Nosso Senhor é o Príncipe da Paz (Is 9.6). O salmista reconheceu a paciência de Deus (Sl 145,8) e Moisés, antes precipitado e facilmente tomado por ira, terminou sua vida como o homem mais paciente da terra (Nm 12.3). Não podemos andar com Deus e permanecer completamente diferentes dele! 

Ser cristão é desfrutar de uma vida de comunhão com Deus. É ser envolvido permanentemente por Seu Espírito. É reconhecer em Jesus nosso Mestre e escolher segui-lo, imitando-o, agindo inspirado por Ele. E isso significa que o fruto do Espírito cada vez mais se manifestará em nossas atitudes e comportamentos. Um cristão não é alguém estacionado, mas em movimento. Mudanças interiores estão em curso e seguiremos assim, melhorando, até o final da vida (Fl 1.6). É a obra de Deus sendo feita em nós. Uma pessoa não é cristã porque acredita que está fazendo uma obra para Deus. Uma pessoa é verdadeiramente cristã se Deus está fazendo uma boa obra nela. E o resultado jamais será menos que um ser humano aperfeiçoado. Em quem a paz e a paciência são marcas perceptíveis! Que sejamos cristãos de verdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui