Pau Brasil: Polícia identifica suspeito de matar índio em área de conflito

Processo está sendo formalizado para que seja pedida a prisão preventiva. Índio morreu na noite de quarta-feira, na localidade de Água Vermelha.

A polícia de Pau Brasil, no sul da Bahia, já identificou o suspeito de matar um índio da tribo Pataxó Hã Hã Hãe na noite de quarta-feira (16). O crime ocorreu na localidade de Água Vermelha, a 18 km da sede do município de Pau Brasil.

Para não atrapalhar o andamento das investigações, a polícia não divulgou detalhes, não informando se o suspeito também seria índio, como foi especulado inicialmente. De acordo com a polícia, o processo está sendo formalizado para que seja pedida a prisão preventiva do suspeito.

A morte

O corpo do índio foi encontrado na manhã de quinta-feira (17) em uma estrada que fica dentro de uma área indígena, que já havia sido demarcada há alguns anos. A polícia informou que o índio foi vítima de vários disparos de arma de fogo. Na ocasião, também foi divulgado que a hipótese inicial seria de que o crime havia resultado de desentendimentos entre os próprios índios.

O índio assassinado é primo de um dos caciques da tribo Pataxó Hã Hã Hãe, cacique Nailton. O G1 entrou em contato com o cacique que afirmou que não acredita que o assassinato tenha relação com um possível desentendimento com fazendeiros da região. “É um desentendimento entre índios. Eu acho que fazendeiro não ia entrar na Água Vermelha, eu não atríbuo isso a fazendeiros. O local fica bem no centro de uma área indígena demarcada desde 2000 e lá não tinha problemas com fazendeiros”, comenta.

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui